A baixa procura nos postos de saúde para se proteger do vírus da gripe motivou o governo do estado a prorrogar a campanha de vacinação. Agora, os grupos de risco têm até o dia 13 para receber a dose. O restante das vacinas será aplicado na população em geral a partir do dia 16.
Dados da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde mostram que 44.052 pessoas foram vacinadas nos 42 municípios da região. Representa 65% das 67.881 que deveriam ter sido vacinadas na campanha. A meta era alcançar pelo menos 80% da população.
O trabalho foi destinado para pessoas que estão no grupo de risco, como crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e idosos. O grupo das gestantes é o que menos procurou os postos, sendo vacinado 61% do previsto. Os indígenas integram o grupo com maior percentual de vacinação: 98%.
No estado, foram feitas 1,3 milhão de aplicações. Isso representa 70% da população estimada dos grupos prioritários. Em todo o estado, há aproximadamente 1,8 mil postos de saúde que oferecem a vacina.
As crianças que receberam a primeira dose devem voltar aos postos depois de 30 dias para tomar a segunda dose. As que foram vacinadas em 2011 recebem apenas uma dose este ano.
Conforme a Secretária Estadual de Saúde, a vacina da gripe protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 e outros dois tipos de gripe sazonal. A vacina da influenza é composta de vírus mortos, em risco de causar a doença.
De acordo com o Programa Estadual de Imunizações, há contraindicações para pessoas com reações alérgicas à ingestão de ovo ou a qualquer outro componente da vacina.
Foram notificados no estado, desde o início da campanha, 115 casos de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, que são quadros de agravamento de tipos de Influenzas com sintomas de tosse, febre e dificuldade de respiração.
Procura baixa no último dia
Em Lajeado, poucas pessoas foram vacinadas nesta sexta-feira. A aposentada Gelsi Santana foi uma delas. “Falta tempo, e agora me obriguei a vir com a chegada desse frio.” Ao seu lado, Neiva Garcia aguardava na fila para vacinar o neto. Ela recebeu a dose no terceiro dia da campanha e salienta a importância. Segundo a enfermeira Luciana Busnelo, as vacinações seguem a partir da próxima semana e duram até o fim do estoque.