Comprar carro está mais barato desde ontem. O governo federal reduziu dois impostos até o fim de agosto, mas especialistas alertam para cuidados com endividamentos e problemas no trânsito.
Quem comprar modelos nacionais de até mil cilindradas estará isento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e pagará 1% a menos no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) se pegar empréstimos.
O governo reduziu a cobrança de tributos para estimular a venda de automóveis e manter o crescimento da economia. Para o financiamento de automóveis, o governo federal liberou aos bancos R$ 18 bilhões.
No acordo firmado com o governo, as revendedoras de automóveis se comprometeram a dar descontos maiores para pagamento à vista, e os bancos a reduzir o valor da entrada do financiamento, os juros e a aumentar o número de parcelas e o volume de crédito.
Os amigos Rodrigo Heck e Claudio Ferrero, de Taquari, analisam preços de carros há semanas. Com a isenção do imposto, não perderam tempo e compraram seus veículos no primeiro dia da campanha.
Heck comprou um Fox novo para sua empresa. Economizou R$ 5 mil, ganhou acessórios de brinde na negociação e terá redução do IOF na parte do valor que foi financiada. Ferrera comprou um Gol 1.6 e economizou cerca de R$ 4 mil.
Próximos de um caos
O professor e engenheiro especialista em trânsito, Mauri Panitz, de Porto Alegre, criou o plano viário de Lajeado. Ele analisa o município e os impactos gerados pelo aumento da frota.
Diz que a cidade está nivelada em termos econômicos e populacionais e tem um índice de motorização abaixo de 2,5 habitantes por veículo. O índice é próximo ao de países desenvolvidos e melhor dotados de infraestrutura viária.
No Brasil, esse índice é de seis habitantes por veículo. Segundo ele, isso representa que se caminha em direção ao caos urbano, com a inevitável saturação das vias com gigantescos engarrafamentos.
Clientes buscam novos preços
O empresário do ramo e economista Rogério Wink conta que no primeiro dia de redução o movimento aumentou na loja, mas o cliente buscou informações de como foi o impacto nos preços. Um Gol novo custa R$ 3,1 mil mais barato. De R$ 30,9 mil passou para R$ 27,8 mil.
Para ele, a medida beneficia tanto o consumidor, que pagará menos pelo veículo, quanto à economia, porque estimula uma atividade que representa 20% do setor industrial do país.
O economista diz que o caos no trânsito não é fruto do crescimento das vendas do automóvel e sim da falta de planejamento dos gestores públicos, que não criam uma logística inteligente para a população, baseada num transporte público e vias eficientes.
Cuidados com as contas
Os economistas Eduardo Lamas e Rogério Wink advertem para os perigos da inadimplência, provocada pelo impulso da compra sem planejamento. Wink diz que a facilidade no acesso ao crédito gera emprego e a renda.
Para Lamas, a inadimplência atual é de pessoas que experimentam o crédito pela primeira vez. Segundo ele, elas demoram para aprender a planejar e a utilizar de forma mais racional o crédito. Ele diz que quando a compra é por impulso, quase sempre há arrependimento.
Dicas para melhorar o trânsito
Em uma análise superficial, o engenheiro de trânsito salienta que o carro faz mal à saúde e para que ele volte a ser um bem de consumo prazeroso é necessário mudanças nos costumes.
1ª – Das pessoas e seus automóveis:
– não utilizar o carro em deslocamentos de curta distância e nos horários de pico;
– adotar o transporte solidário para várias pessoas que se deslocam de uma mesma origem para um mesmo destino.
2ª – Das autoridades e seu sistema viário:
– exigir das autoridades a elaboração de um Plano Viário, que inclua todos os tipos de hierarquias viárias previstas na lei de trânsito;
– rever o Plano de Circulação, reduzindo o excesso de vias de mão única;
– elaborar um plano diretor de estacionamento, reduzindo o que fica junto ao meio-fio;
– incentivar a criação de estacionamentos privados;
– só licenciar estabelecimentos comerciais com número de vagas para clientes.
Carros novos por mês
Dados do Detran mostram que a região tem um aumento mensal de 982 veículos. Lajeado lidera o ranking com uma média de 303 por mês
Entenda as mudanças
– Carro até 1.0: isentos do IPI e IOF cai nos carros novos de 2,5% para 1,5%;
– Carro até 2.0: modelo flex a alíquota cai de 11% para 5,5%. E a gasolina cai de 13% para 6,5%.
– Utilitários nacionais: IPI caiu de 4% para 1%;
– Exemplo: Gol geração V custava R$ 30.970, agora custará R$ 27.850, economia de R$ 3.120.