Carros mais baratos atraem consumidores

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Carros mais baratos atraem consumidores

Comprar carro está mais barato desde ontem. O governo federal reduziu dois impostos até o fim de agosto, mas especialistas aler­tam para cuidados com endivida­mentos e problemas no trânsito.

cQuem comprar modelos na­cionais de até mil cilindradas estará isento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e pagará 1% a menos no Impos­to sobre Operações Financeiras (IOF) se pegar empréstimos.

O governo reduziu a cobran­ça de tributos para estimular a venda de automóveis e manter o crescimento da economia. Para o financiamento de automóveis, o governo federal liberou aos ban­cos R$ 18 bilhões.

No acordo firmado com o gover­no, as revendedoras de automó­veis se comprometeram a dar des­contos maiores para pagamento à vista, e os bancos a reduzir o valor da entrada do financiamento, os juros e a aumentar o número de parcelas e o volume de crédito.

Os amigos Rodrigo Heck e Claudio Ferrero, de Taquari, ana­lisam preços de carros há sema­nas. Com a isenção do imposto, não perderam tempo e compra­ram seus veículos no primeiro dia da campanha.

Heck comprou um Fox novo para sua empresa. Economizou R$ 5 mil, ganhou acessórios de brinde na negociação e terá re­dução do IOF na parte do valor que foi financiada. Ferrera com­prou um Gol 1.6 e economizou cerca de R$ 4 mil.

Próximos de um caos

O professor e engenheiro espe­cialista em trânsito, Mauri Panitz, de Porto Alegre, criou o plano viá­rio de Lajeado. Ele analisa o mu­nicípio e os impactos gerados pelo aumento da frota.

Diz que a cidade está nivelada em termos econômicos e popula­cionais e tem um índice de moto­rização abaixo de 2,5 habitantes por veículo. O índice é próximo ao de países desenvolvidos e melhor dotados de infraestrutura viária.

No Brasil, esse índice é de seis habitantes por veículo. Se­gundo ele, isso representa que se caminha em direção ao caos urbano, com a inevitável satu­ração das vias com gigantes­cos engarrafamentos.

Clientes buscam novos preços

O empresário do ramo e economista Rogério Wink conta que no primeiro dia de redução o movi­mento aumentou na loja, mas o cliente buscou informações de como foi o impac­to nos preços. Um Gol novo custa R$ 3,1 mil mais barato. De R$ 30,9 mil passou para R$ 27,8 mil.

Para ele, a medida beneficia tanto o con­sumidor, que pagará menos pelo veículo, quanto à economia, porque estimula uma atividade que repre­senta 20% do setor in­dustrial do país.

O economista diz que o caos no trânsito não é fruto do cresci­mento das vendas do automóvel e sim da falta de planejamento dos gestores públicos, que não criam uma logística inteligente para a população, baseada num trans­porte público e vias eficientes.

Cuidados com as contas

Os economistas Eduardo Lamas e Rogério Wink advertem para os perigos da inadimplência, provo­cada pelo impulso da compra sem planejamento. Wink diz que a fa­cilidade no acesso ao crédito gera emprego e a renda.

Para Lamas, a inadimplência atual é de pessoas que experi­mentam o crédito pela primeira vez. Segundo ele, elas demoram para aprender a planejar e a utilizar de forma mais racional o crédito. Ele diz que quando a compra é por impulso, quase sempre há arrependimento.

Dicas para melhorar o trânsito

Em uma análise superficial, o engenheiro de trânsito sa­lienta que o carro faz mal à saúde e para que ele volte a ser um bem de consumo pra­zeroso é necessário mudanças nos costumes.

– Das pessoas e seus au­tomóveis:

– não utilizar o carro em des­locamentos de curta distância e nos horários de pico;

– adotar o transporte solidá­rio para várias pessoas que se deslocam de uma mesma ori­gem para um mesmo destino.

– Das autoridades e seu sistema viário:

– exigir das autoridades a elaboração de um Plano Viá­rio, que inclua todos os tipos de hierarquias viárias previs­tas na lei de trânsito;

– rever o Plano de Circulação, reduzindo o excesso de vias de mão única;

– elaborar um plano diretor de estacionamento, reduzindo o que fica junto ao meio-fio;

– incentivar a criação de es­tacionamentos privados;

– só licenciar estabelecimen­tos comerciais com número de vagas para clientes.

Carros novos por mês

Dados do Detran mos­tram que a região tem um aumento mensal de 982 veículos. Lajeado lidera o ranking com uma média de 303 por mês

Entenda as mudanças

– Carro até 1.0: isentos do IPI e IOF cai nos carros novos de 2,5% para 1,5%;

– Carro até 2.0: modelo flex a alíquota cai de 11% para 5,5%. E a gasolina cai de 13% para 6,5%.

– Utilitários nacionais: IPI caiu de 4% para 1%;

– Exemplo: Gol geração V custava R$ 30.970, agora custará R$ 27.850, economia de R$ 3.120.

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