A organização confirmou os parques do Imigrante e Histórico como integrantes da feira. Em reunião com a administração municipal, ficou acertado que a Av. Lourenço Mayer da Silva ficará fechada para interligar os espaços.
As atrações nos parques ainda serão confirmadas. Mas, há possibilidade de restaurantes típicos italianos, alemães e afros funcionarem no parque. Também é estudada a realização de eventos culturais e exposição de artesanato. Outra novidade será a realização do Festival de Música da Univates, que ocorre durante a feira no palco de shows.
Lançada na quinta-feira, a maior feira de negócios da região ocorre de 9 a 18 de novembro. Mais de 300 pessoas, entre políticos, empresários e representantes de entidades acompanharam a divulgação do evento no pavilhão 4 do Parque do Imigrante.
Realizada há cada dois anos, a Expovale chega na 18ª edição com expectativa de superar o público anterior de 200 mil pessoas. O presidente da comissão organizadora, José Zagonel destaca o propósito de estimular negócios e apresentar a força da região para o estado.
Segundo ele, chegou a hora do Vale demonstrar a força do comércio, indústria, serviços e agricultura. Orgulhoso dos índices de desenvolvimento dos municípios, acredita que isso demonstra a identidade local, embasada no cooperativismo e no espírito empreendedor da comunidade.
Zagonel considera que o Vale precisa de maior força política. “Não basta ser grande. Temos de mostrar nossa representatividade.” Para ele, o exemplo da feira, que começou como evento de Lajeado, alcançou patamares regionais.
Cita a participação dos municípios, que a cada ano aumentam o número de empresas expositoras.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Ronaldo Zarpelon, reforça a finalidade da Expovale. Para ele, a mobilização das forças produtivas são responsáveis por fazer da região um polo de desenvolvimento estadual.
Zarpelon acredita que a feira é a forma mais econômica de fazer negócios e lançar produtos no mercado. “O contato direto com os consumidores potencializa os resultados.”
Em princípio, o investimento na infraestrutura, divulgação e eventos, gira em torno dos R$ 500 mil.
Venda de espaços alcança 67%
O número de expositores nesta edição fica em torno de 400 espaços. Em 2010, o resultado foi de R$ 45 milhões em negócios. Conforme a organização, a previsão é fazer a maior Expovale dos últimos anos.
De acordo com o presidente Zagonel, empresas de diversas regiões do estado demonstram interesse em participar da feira.
As atrações da Expovale são shows, eventos técnicos e apresentações culturais. O evento é uma promoção da Acil e governo municipal de Lajeado.