Executivo recua e anula licitação do lixo

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Executivo recua e anula licitação do lixo

A investigação prelimi­nar do Ministério Pú­blico (MP) sobre o edital para serviço de coleta, triagem e destinação do lixo do­méstico apurou inconformidades no processo. As dúvidas sobre a elaboração da planilha de custos levaram o governo municipal a revogar a licitação.

O despacho do MP foi enviado ao Executivo na sexta-feira. No documento, a promotoria esta­beleceu prazo de 72 horas para o governo comunicar se manteria o processo. A decisão do Executi­vo foi comunicada à 1ª Promoto­ria de Justiça de Lajeado nessa segunda-feira.

pPara o promotor Carlos Augus­to Fiorioli, havia diversas dúvidas sobre a planilha de custos. “Os valores globais lançados não vêm amparados de nenhuma base e especificação dos serviços.”

De acordo com ele, duas formas são as mais corretas para a previ­são orçamentária. Uma com va­lor fechado por tonelada de lixo recolhido e, outra – considerada a mais transparente – com o pre­ço unitário do serviço, contendo a quilometragem percorrida, quantidade de quilos recolhidos por mês e horas trabalhadas.

Em 17 de abril, um dia antes da abertura das propostas, o em­presário Gilberto Gomes de Var­gas questionou a elaboração do edital e levou as dúvidas ao MP. Em seguida, se iniciou a investi­gação sobre o caso.

Segundo o empresário, alguns itens do edital estavam superfa­turados. Cita como exemplo os encargos sociais, o pagamento de pró-labore e a coleta automatiza­da com contêineres metálicos.

Neste item, no primeiro ano, o município pagaria R$ 122 mil. Conforme a empresa im­portadora dos contêineres, o custo de cada um gira em torno dos R$ 4 mil. Com o preço pago pelo aluguel, 27 poderiam ser comprados no período.

Para Fiorioli, a decisão do go­verno municipal foi correta por­que evita desgaste com processo judiciário e a instalação de um inquérito civil. Segundo ele, esse tipo de postura das adminis­trações municipais é incomum. Afirma que, em grande parte dos casos, os prefeitos aguar­dam um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para corrigir falhas pontuais.

Novo edital

O assessor jurídico do Executivo, Evandro Wei­sheimer garante que os itens duvidosos apontados pelo MP serão refeitos. “Iniciaremos a elaboração do novo edital.”

Essa será a terceira ten­tativa do governo em licitar a coleta de lixo. Conforme Weischeimer, são necessá­rios, em média, 60 dias para conclusão do processo.

Sobre a coleta com con­têineres, a administração municipal estuda modifi­car o plano. Para manter o serviço de coleta de lixo, o contrato foi prorrogado por mais 30 dias.

Municípios repetem os erros

Conforme o promotor Fiorioli, o processo para contratação de em­presa para serviços de limpeza e coleta de lixo é complexo. “Envol­ve uso de veículos, recolhimento manual e outros itens que devem estar no orçamento do edital.”

Cita o caso do município de Canela, que teve a licitação sus­pensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na sexta-feira. In­forma que os apontamentos nes­se caso foram praticamente os mesmos da planilha de custos de Cruzeiro do Sul. “Os municípios encontram dificuldades seme­lhantes para elaborar um edital que não restrinja a participação das empresas.”

Em Canela, o TCE apresentou a medida pelo fato de não haver planilha de custos com os valores unitários dos serviços.

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