A saúde foi o tema mais debatido pelos vereadores na sessão dessa quinta-feira. Mas, de maneira negativa. Os legisladores aproveitaram o espaço para acusar, porém sem apontar nomes.
A primeira a se manifestar foi Mareli Lerner Vogel (PP) e ressaltou a troca de horário do ESF do bairro Canabarro – muito criticada pelos dois ex-prefeitos Silvério Luersen (PDT) e Ricardo Brönstrup (PSDB) recentemente.
Reclama que agora, os pré-candidatos declaram que reabrirão o local caso sejam eleitos. As críticas eram direcionadas, em especial, a Brönstrup, que apoiou o atual prefeito Renato Altmann na eleição municipal de 2008.
O presidente do Legislativo e filho do ex-prefeito, Jonatan Brönstrup (PSDB) criticou a manifestação de Mareli. Pediu para que nomeasse os envolvidos. Lembrou a colega de que o PP e o PSDB eram aliados nas eleições e que, em diversas ocasiões, Altmann prometeu reabrir o hospital de Canabarro. Salientou que Mareli ficou três anos como secretária de Saúde e não reabriu a instituição.
Questões pessoais
Micael Quadros (DEM) foi outro que criticou a postura de colegas sem citar nomes. Reclamou de alguns legisladores ficarem quase quatro anos sem trabalhar pela comunidade. “Agora o desespero começa a bater. Chega o período eleitoral e tem que apresentar um trabalho”, diz, se referindo ao vereador Claudiomir de Souza (PDT).
O pedetista foi o responsável por articular uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, na quinta-feira da semana passada. Quadros reclama que o vereador “pessoalizou” a reunião, ao deixar de lado as manifestações dos colegas por melhorias na área desde o início do mandato.
Recordou que o colega quase votou contra o projeto de Ficha Limpa no poder público. Na ocasião, a bancada pedetista se manifestou contra, mas no momento da votação, mudou de ideia. Os pedetistas não rebateram as críticas.
Projetos aprovados
As votações dos projetos duraram menos de 30 minutos. O Legislativo aprovou a criação de 16 cargos efetivos para a Secretaria de Educação – 15 para professores e um para orientador – e um para servente, a ser lotado na Secretaria de Obras.
O outro projeto autoriza o repasse de R$ 7 mil às associações Folclórica de Languiru e Artístico Cultural Teutônia, totalizando R$ 14 mil. De autoria do Legislativo, a resolução que torna a sessão do dia 24 solene, em virtude do aniversário do município.