Na semana mais fria do ano, aumentou a procura por postos de saúde e hospitais da região. Só no Hospital Bruno Born (HBB) cresceu em 15% o número de atendimentos nos últimos dias. Desses, 21% são de pacientes com sintomas de gripe e resfriado.
Para o pneumologista Luis Alberto Machado Keunecke, as pessoas devem procurar a vacinação imediata. “O estado deveria ter ofertado no início de abril. Estamos atrasados.” Ele explica que a vacina demora até 15 dias para fazer efeito.
Sobre o aumento na incidência de doenças respiratórias, Keunecke comenta que os vírus causadores de doenças como a gripe se multiplicam com temperaturas baixas, mais em ambientes fechados. Segundo ele, as pessoas precisam evitar, durante os dias frios, locais propícios a aglomerações. “Qualquer sintoma o conselho é procurar um profissional da saúde. Sempre é essencial evitar a automedicação.”
A campanha de vacinação contra a gripe, sazonal ou comum, ocorre de 5 a 25 de maio. Conforme dados do governo do estado, a expectativa é vacinar 1,9 milhão de pessoas em 1,8 mil postos de saúde. A prioridade é atender gestantes, crianças de seis meses a dois anos; idosos com mais de 60 anos; profissionais de saúde e indígenas.
Pacientes com problemas cardíacos e pulmonares também terão preferência. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina imuniza contra a influenza A (H1N1).
Previsão é de mais frio
Conforme o Centro de Meteorologia da Univates, o frio intenso da semana é consequência de uma massa de ar frio que se instalou no estado. A temperatura mínima no ano foi de 7,5°C, registrada na manhã de quarta-feira. Na segunda-feira, os termômetros registraram 9,3°C e na terça-feira, 8,6°C.
Para hoje, a previsão é de mínimas entre 11°C e 12°C. Estão previstas chuvas isoladas durante a tarde. O sol deve voltar na sexta-feira, porém as temperaturas devem baixar em relação ao início da semana.
Dicas de prevenção
-Fique atento às variações de temperatura. Agasalhe-se antes de sair, principalmente pés e cabeça;
-Evite exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado;
-O consumo moderado de líquidos quentes ao longo do dia, como chás, café e chocolate quente, ajuda a manter o corpo aquecido;
-Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira;
-Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele.