A Polícia Civil inaugura as novas instalações da delegacia no município hoje. A solenidade ocorre às 17h, na Av. Um Oeste, no bairro Centro Administrativo. O novo local é uma reivindicação de, pelo menos, seis anos da comunidade.
A estrutura é um conjunto de ações de diversas instituições. O Executivo cedeu o prédio, de cerca de 205 metros quadrados, com um projeto para uma futura ampliação. O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) é o responsável pelas adequações. Cerca de R$ 130 mil serão investidos no projeto.
Conforme o delegado Mauro Mallmann, a delegacia anterior – que funcionou até ontem – estava pequena demais para atender a demanda. Cita a falta de celas para acomodar os presos e de privacidade para colher depoimentos de vítimas e de suspeitos. O local também abrigava três cartórios e a sala do delegado.
Hoje, trabalham na delegacia três policiais, duas estagiárias, uma servente e o delegado. Estão previstas as participações do chefe da Polícia Civil estadual, Ranolfo Vieira Junior e da chefe do gabinete estadual da corporação, delegada Flávia Colossi Frey.
Nova estrutura
O presidente do Consepro, Egon Fritzen afirma que a nova delegacia será ampliada neste ano. Com os recursos captados com a comunidade, empresários e Judiciário, será construído um anexo de três pavimentos.
Nele, constarão duas celas, uma sala de investigação e cozinha. A obra deve começar em, no máximo, 45 dias. O espaço inaugurado hoje terá uma recepção, secretaria e cartório.
O setor de engenharia da administração municipal é o responsável pelo projeto estrutural e arquitetônico. Devido a uma lei municipal, todos os prédios públicos construídos no Centro Administrativo devem respeitar a estrutura enxaimel.