O diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers, está sem pressa para definir onde será instalada a fábrica de chás, sucos e energéticos. A empresa analisa a proposta de 30 municípios interessados na nova planta. Ele descarta fazer o anúncio antes de setembro.
Eggers aguarda um levantamento elaborado pelo governo estadual sobre os índices de incentivos como o Fundopem e Integrar/RS que cada município pode conceder. Estes benefícios são essenciais para a empresa decidir onde será feito o investimento de R$ 30 milhões.
O empresário não confirma, mas dois municípios são os principais candidatos para receber a nova unidade: Fontoura Xavier, no Alto da Serra do Botucaraí, e Paverama, no Vale do Taquari.
Os dois prefeitos estão confiantes quanto à decisão de Eggers. Ambos ofereceram área de 20 hectares, próxima da BR-386, abastecimentos de energia elétrica e de água suficientes para atender a demanda. A diferença está na distância com Porto Alegre e o incentivo fiscal.
O prefeito de Fontoura Xavier, José Godoy da Rosa, tenta seduzir o empresário pelos incentivos fiscais. O município tem direito a conceder 80% do Fundopem/Integrar, por estar em uma das regiões com baixo índice de desenvolvimento estadual.
Acrescenta que investiu R$ 1 milhão para construir um distrito industrial e garante que tem empresas interessadas em se instalar no município caso o investimento da Fruki se concretize. A negociação com a empresa começou em fevereiro e tem o apoio dos prefeitos de Arvorezinha, Pouso Novo, São José do Herval e de Espumoso.
Elemar Rui Dickel, prefeito de Paverama, tenta sensibilizar Eggers de outra maneira, pois o incentivo por meio do Fundopem é baixo em relação ao da concorrente: 44%. Acredita que a proximidade com a capital – cerca de cem quilômetros de distância – pode facilitar o escoamento da produção para o restante do estado. Para ele, a duplicação pode servir como incentivo.
Outro fator apontado por Dickel para atrair o investimento é a origem de Eggers. O empresário nasceu em Paverama, e o prefeito espera que isso sensibilize a investir no município – um dos menos desenvolvidos do Vale do Taquari.
Nova fábrica
Em 2012, a empresa criará uma nova linha de produtos que será lançada no ano seguinte. Entre eles, sucos de frutas, chás, energéticos e bebidas à base de soja. O empreendimento será composto de ilhas de produção que no primeiro momento empregarão cerca de 50 pessoas.
Saiba mais
Fundopem
– É uma parceria entre o governo estadual com as empresas e visa o desenvolvimento socioeconômico regional;
– Os empresários obtém o incentivo quando o projeto entrar em operação, por meio da geração de ICMS, em que o retorno pode ser devolvido em até 80% ao empresário durante um período de carência;
Integrar
– É um programa para o desenvolvimento industrial do estado;
– É um abatimento das parcelas do financiamento promovido pelo Fundopem.