A 3ª Coordenadoria Regional de Educação está com inscrições abertas para formar banco de contratação emergencial de professores. São oferecidas 343 vagas em 32 cidades da região. O salário é de R$ 621,8 para 20 horas.
Elas solucionam o déficit nos ensinos Fundamental e Médio nas categorias anos iniciais e finais, educação especial, educação indígena e educação profissional. Os selecionados entrarão na lista de espera. Conforme a diretora de Recursos Humanos do governo do estado, Margarete Simon Ferretti, o processo levará menos de 60 dias.
As inscrições podem ser feitas até quinta-feira pelo site www.educacao.rs.gov.br ou na 3ª Coordenadoria Regional de Educação, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h. Os candidatos devem entregar cópia dos documentos na 3ª CRE ou por sedex.
O interessado pode se candidatar para no máximo dois municípios. Ele precisa comprovar escolaridade mínima: licenciatura plena na disciplina de inscrição; frequência comprovada em curso superior de formação de professores, no mínimo 4º semestre; licenciatura plena na área, comprovando um mínimo de 360 horas/aula na disciplina de inscrição; curso superior na área da disciplina de inscrição (bacharel) só para Curso Técnico; formação de Magistério para atuação nas escolas indígenas e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Conforme a coordenadora regional de Educação, Marisa Bastos, a maior dificuldade é preencher as vagas nas disciplinas de Geografia e Línguas. “Não há nomes em espera.” Segundo ela, a maioria dos professores que se inscreve não precisa aguardar por muito tempo. A demora é no processo burocrático, visto que o professor passa por uma seleção.
Três escolas estaduais recentemente passaram por dificuldades para encontrar professores: Érico Veríssimo, de Lajeado; Anita Garibaldi e João de Deus, de Cruzeiro do Sul. Professores de outras disciplinas supriram as carências nesses colégios.
No Vale do Taquari, 2,5 mil professores trabalham para o estado. Eles atendem 28 mil alunos de 90 escolas, distribuídas em 32 municípios. Do montante, cerca de 570 são temporários.
Concurso do magistério
No domingo, 1.792 candidatos da região disputam 291 vagas para se tornarem professores nomeados pelo estado. O governo contratará dez mil educadores para atuarem nas 39 Coordenações Regionais de Educação (CRE’s).
As provas serão realizadas nos municípios-sede das CRE`s. O candidato fará dois testes objetivos, de caráter eliminatório, e de prova de títulos. A validade é de dois anos, podendo ser prorrogado por outros dois.
As vagas previstas foram definidas de acordo com as mudanças do Ensino Médio: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Educação Básica: etapas e modalidades; Educação Profissional e suas Tecnologias.