Região abre vagas a professores em 32 cidades

Notícia

Região abre vagas a professores em 32 cidades

A 3ª Coordenadoria Regional de Educa­ção está com inscri­ções abertas para formar banco de contratação emergencial de professores. São oferecidas 343 vagas em 32 cidades da região. O salário é de R$ 621,8 para 20 horas.

Elas solucionam o déficit nos ensinos Fundamental e Médio nas categorias anos iniciais e finais, educação especial, educa­ção indígena e educação profis­sional. Os selecionados entrarão na lista de espera. Conforme a diretora de Recursos Humanos do governo do estado, Marga­rete Simon Ferretti, o processo levará menos de 60 dias.

As inscrições podem ser fei­tas até quinta-feira pelo site www.educacao.rs.gov.br ou na 3ª Coordenadoria Regio­nal de Educação, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h. Os candidatos devem entregar cópia dos documentos na 3ª CRE ou por sedex.

O interessado pode se can­didatar para no máximo dois municípios. Ele precisa com­provar escolaridade mínima: licenciatura plena na disci­plina de inscrição; frequência comprovada em curso supe­rior de formação de professo­res, no mínimo 4º semestre; licenciatura plena na área, comprovando um mínimo de 360 horas/aula na disciplina de inscrição; curso superior na área da disciplina de inscrição (bacharel) só para Curso Téc­nico; formação de Magistério para atuação nas escolas indí­genas e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Conforme a coordenadora regional de Educação, Marisa Bastos, a maior dificuldade é preencher as vagas nas disci­plinas de Geografia e Línguas. “Não há nomes em espera.” Segundo ela, a maioria dos professores que se inscreve não precisa aguardar por muito tempo. A demora é no processo burocrático, visto que o profes­sor passa por uma seleção.

Três escolas estaduais re­centemente passaram por dificuldades para encontrar professores: Érico Veríssimo, de Lajeado; Anita Garibaldi e João de Deus, de Cruzeiro do Sul. Professores de outras dis­ciplinas supriram as carências nesses colégios.

No Vale do Taquari, 2,5 mil professores trabalham para o estado. Eles atendem 28 mil alunos de 90 escolas, distri­buídas em 32 municípios. Do montante, cerca de 570 são temporários.

Concurso do magistério

No domingo, 1.792 candidatos da região dis­putam 291 vagas para se tornarem professores nomeados pelo estado. O governo contratará dez mil educadores para atu­arem nas 39 Coordena­ções Regionais de Educa­ção (CRE’s).

As provas serão realiza­das nos municípios-sede das CRE`s. O candidato fará dois testes objetivos, de caráter eliminatório, e de prova de títulos. A va­lidade é de dois anos, po­dendo ser prorrogado por outros dois.

As vagas previstas fo­ram definidas de acordo com as mudanças do En­sino Médio: Linguagens e suas Tecnologias; Ma­temática e suas Tecnolo­gias; Ciências da Natu­reza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Educação Básica: etapas e modali­dades; Educação Profis­sional e suas Tecnologias.

Acompanhe
nossas
redes sociais