Vinte e cinco administrações da região tiveram mudanças no secretariado. Cinquenta e um agentes políticos pediram exoneração de seus cargos à Casa Civil até a tarde de quinta-feira.
De acordo com a lei eleitoral, os secretários com interesse em concorrer a vereador na eleição de 7 de outubro devem se desincompatibilizar até 7 de abril, seis meses antes do pleito.
Mas como quinta-feira foi o último dia útil, a decisão foi antecipada. Os que pretendem concorrer a prefeito têm um prazo maior. Eles precisam deixar seus cargos 90 dias antes das eleições.
Santa Clara do Sul é o município que mais teve substituição de secretários. Foram cinco nomes. Ivo Kirts assume a Secretaria Municipal de Educação no lugar de Gilmar Hermes (PTB). Eduardo Weiss substitui Waldir König (PTB) na Agricultura. Márcio Hass (PTB) sai da Secretaria Municipal de Obras e Paulo Maehler será seu substituto. Eduardo Castro e Michele Wickert são os novos titulares das coordenadorias do Esporte e Assistência Social, no lugar de Mauro Heinen (PTB) e Cátia Koling (PTB).
Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terça-feira, dia 10, 180 dias antes das eleições, é o último dia para o órgão de direção nacional do partido político publicar no Diário Oficial da União as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações.
A partir de terça-feira até a posse dos eleitos, é vedado aos agentes públicos fazer revisão geral da remuneração dos servidores públicos.