Uma pessoa morre por mês no trânsito

Notícia

Uma pessoa morre por mês no trânsito

O trânsito é um dos prin­cipais problemas do mu­nicípio. Dados da Polícia Civil apontam que 29 pessoas morreram em acidentes nos últimos 27 meses. O levanta­mento foi feito de janeiro de 2010 a 29 de março de 2012.

motoSó neste ano aconteceram duas mortes. Uma delas é a de Adair Costa da Silva, 25. Ele voltava de uma festa, no bairro Languiru, quando perdeu o controle da motoneta que dirigia, no dia 7 de janeiro, e bateu em um poste na rua Carlos Arnt. O irmão José Luiz Costa da Silva, 28, soube do acidente por volta das 4h30min.

“Até hoje não sabemos o que aconteceu, porque o capacete dele não teve um arranhão.” Reconhe­ce, entretanto, que o irmão foi im­prudente: na festa, tinha bebido um pouco de cerveja, podendo con­tribuir para a fatalidade.

O outro caso foi de um aposen­tado. Ele foi atropelado enquanto atravessava a Carlos Arnt, em frente a um centro de formação de condutores. O motorista de 18 anos tinha recebido a Carteira Nacional de Habilitação há dois meses.

Para o diretor do Departamento de Trânsito, Rodrigo Fernandes, o índice é alto e preocupante. Ele destaca três fatores para a mortandade no trânsi­to: uma frota de 17,4 mil veículos em um município com 27,7 mil habitan­tes; a facilidade para conseguir a Car­teira Nacional de Habilitação (CNH) e a imprudência dos motoristas.

As estatísticas motivaram uma reunião do Conselho Municipal de Trânsito no início de março. Com o apoio dos integrantes, o depar­tamento iniciou a implantação de quebra-molas nos principais pontos de acidentes. Três deles serão instala­dos na Carlos Arnt.

Fernandes afirma que recebe críti­cas pelas medidas tomadas a partir dos dois últimos crimes de trânsito. Mas, salienta, é a melhor forma para obrigar os condutores a diminuírem a velocidade. “Temos uma média de 20 multas por semana, o que é um absurdo”, irrita-se.

Mais mudanças

O diretor de trânsito estuda ou­tras medidas. Uma delas é a ins­talação de sinaleiras na rua Dom Pedro II, na esquina com a Arnaldo Krug, no bairro Canabarro. O pon­to é considerado um dos mais peri­gosos do município.

Para tanto, engenheiros de trân­sito de Porto Alegre foram contata­dos para averiguar a viabilidade da iniciativa. Ainda não há uma definição sobre essa possibilidade.

Um acidente por dia

Em 1º de março, o jornal A Hora publicou uma matéria que com­prova o perigo do trânsito teu­toniense. Um levantamento da Brigada Militar e da Polícia Rodo­viária Estadual apontou que, em 2011, foram 486 acidentes, o equi­valente a 1,3 caso por dia. A ERS-128 (Via Láctea) é a com maior incidência: 70 ocorrências.

A Carlos Arnt é o ponto mais peri­goso do perímetro urbano: 45 casos só em 2012, representando 9,3% do total. Ela é usada pelos motoristas como uma via alternativa para quem quer evitar a rodovia estadual.

Duplicação da Via Láctea

As autoridades estão fir­mes pela duplicação da ro­dovia estadual. Acreditam que o número de acidentes reduziria caso houvesse o alargamento da pista atu­al. Conforme Fernandes, o assunto foi debatido na última reunião do Conse­lho de Trânsito. O pedido é para que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) faça, pelo menos, medidas emergen­ciais, como a substituição das rótulas atuais.

Exemplo de Lajeado

Em fevereiro de 2010, o Executi­vo lajeadense sofreu críticas ao al­terar o trânsito das ruas centrais. Um ano depois, as reclamações cessaram. O número de mortes diminuiu drasticamente: das 11 mortes registradas em 2009 para uma em 2010.

Acompanhe
nossas
redes sociais