Asfalto será concluído após 18 anos de espera

Notícia

Asfalto será concluído após 18 anos de espera

A pavimentação da ERS-421, que liga o muni­cípio à BR-386, será concluída hoje à tarde. O término das obras, executadas pela Construtora Giovanella, põe fim a uma espera de 18 anos. Os trabalhos foram iniciados em 1994, pelo então governador Al­ceu Colares. A comunidade se mobiliza, pela última vez, agora para festejar o fim dos transtor­nos causados pela obra.

asConforme o diretor da constru­tora, Nilson Giovanella, na sexta-feira foi concluída a base dos 450 metros de comprimento restantes de estrada de chão.

Observa que por diversos anos a obra foi prometida, mas o go­verno do estado descumpria as promessas e deixava de pagar à construtora. “Não tínhamos como trabalhar sem receber. Éramos obrigados a parar.”

Giovanella ressalta que o bri­tador e a usina de piche da cons­trutora estão estabelecidos ao longo da rodovia, em Vila Stor­ck. “Se dependesse de nós, terí­amos concluído isso há muito tempo, pois dependemos do tra­jeto. Sabíamos que os moradores sofriam com a poeira e com os buracos.” Foram pavimentados 13,6 quilômetros e o investimen­to foi de R$ 3,29 milhões.

Uma vida melhor

Buscando tranquilidade e sossego depois da aposentado­ria, o professor Bruno Ivo Mat­tes voltou a morar em Forque­tinha em 2000, 44 anos após sair de sua terra natal. Passou mais de 11 anos de incomoda­ção por residir às margens da rodovia.

Lembra que quando chegou ao município, a via estava em obras, no entanto, com a troca no governo do estado, as má­quinas pararam. “Chegamos a trancar a rua. Só quem mora aqui sabe a importância des­ta obra e o que sofremos para conseguir a conclusão.”

Em 2010, os moradores inter­ditaram o trecho, exigindo agi­lidade na conclusão das obras. Outra manifestação ocorreu em setembro de 2011. A em­presa responsável pela obra se comprometeu a continuar os serviços e concluí-los até mar­ço deste ano, mesmo que não recebesse pelo trabalho.

O agricultor Walter Hepp co­memora. “Antes tarde do que nunca. Esperei minha vida in­teira por esse asfalto.”

Para o morador Edvino Trol­ler, a pavimentação representa o progresso do município. Res­salta que sem poeira e buracos, mais pessoas terão vontade de viver e investir na cidade. “Meu sonho era ver o asfalto pronto antes de morrer. Para comemorar, vou soltar uma caixa de foguetes (sic).”

Festa pelo fim da poeira

Para comemorar o término das obras, a comunidade or­ganizou uma festa. O evento será realizado amanhã, duran­te o dia inteiro, na borracharia e oficina mecânica dos irmãos Milton e Osmar Dauernheimer, populares Schwarz e Mica.

Os irmãos moram há 24 anos no local. Comentam que era insuportável conviver com a poeira e com os buracos. “Festejaremos o fim dos trans­tornos, sem cunho político. Es­peramos cerca de 200 pessoas para a integração.”

O evento será aberto a todos e a degustação, gratuita.

Acompanhe
nossas
redes sociais