A pavimentação da ERS-421, que liga o município à BR-386, será concluída hoje à tarde. O término das obras, executadas pela Construtora Giovanella, põe fim a uma espera de 18 anos. Os trabalhos foram iniciados em 1994, pelo então governador Alceu Colares. A comunidade se mobiliza, pela última vez, agora para festejar o fim dos transtornos causados pela obra.
Conforme o diretor da construtora, Nilson Giovanella, na sexta-feira foi concluída a base dos 450 metros de comprimento restantes de estrada de chão.
Observa que por diversos anos a obra foi prometida, mas o governo do estado descumpria as promessas e deixava de pagar à construtora. “Não tínhamos como trabalhar sem receber. Éramos obrigados a parar.”
Giovanella ressalta que o britador e a usina de piche da construtora estão estabelecidos ao longo da rodovia, em Vila Storck. “Se dependesse de nós, teríamos concluído isso há muito tempo, pois dependemos do trajeto. Sabíamos que os moradores sofriam com a poeira e com os buracos.” Foram pavimentados 13,6 quilômetros e o investimento foi de R$ 3,29 milhões.
Uma vida melhor
Buscando tranquilidade e sossego depois da aposentadoria, o professor Bruno Ivo Mattes voltou a morar em Forquetinha em 2000, 44 anos após sair de sua terra natal. Passou mais de 11 anos de incomodação por residir às margens da rodovia.
Lembra que quando chegou ao município, a via estava em obras, no entanto, com a troca no governo do estado, as máquinas pararam. “Chegamos a trancar a rua. Só quem mora aqui sabe a importância desta obra e o que sofremos para conseguir a conclusão.”
Em 2010, os moradores interditaram o trecho, exigindo agilidade na conclusão das obras. Outra manifestação ocorreu em setembro de 2011. A empresa responsável pela obra se comprometeu a continuar os serviços e concluí-los até março deste ano, mesmo que não recebesse pelo trabalho.
O agricultor Walter Hepp comemora. “Antes tarde do que nunca. Esperei minha vida inteira por esse asfalto.”
Para o morador Edvino Troller, a pavimentação representa o progresso do município. Ressalta que sem poeira e buracos, mais pessoas terão vontade de viver e investir na cidade. “Meu sonho era ver o asfalto pronto antes de morrer. Para comemorar, vou soltar uma caixa de foguetes (sic).”
Festa pelo fim da poeira
Para comemorar o término das obras, a comunidade organizou uma festa. O evento será realizado amanhã, durante o dia inteiro, na borracharia e oficina mecânica dos irmãos Milton e Osmar Dauernheimer, populares Schwarz e Mica.
Os irmãos moram há 24 anos no local. Comentam que era insuportável conviver com a poeira e com os buracos. “Festejaremos o fim dos transtornos, sem cunho político. Esperamos cerca de 200 pessoas para a integração.”
O evento será aberto a todos e a degustação, gratuita.