Projeto capacita jovens para o turismo local

Notícia

Projeto capacita jovens para o turismo local

O projeto “Educando para o Turismo” se iniciou na quinta-feira, em Ta­manduá. Toda a comu­nidade pode aprender a história da região e ter aulas de inglês e turismo, discutindo formas de explorar as atrações locais. Além das aulas programadas, serão mi­nistradas palestras por profissio­nais ligados à área.

tConforme o historiador Alicio de Assunção, o trabalho visa o de­senvolvimento de rotas e roteiros turísticos, sobretudo do projeto Trilhas e Memórias do Cipae G8, no qual o município participa. “Ofere­cemos aos jovens o básico sobre o turismo. Queremos despertar neles o interesse profissional, que hoje é cada vez mais requisitado.”

As aulas ocorrem nas quin­tas-feiras, das 13h30min às 16h30min, na sede da Escola Henrique Geiss de Tamanduá. O curso terá 96 horas de aula e será realizado até o fim de setembro. Os participantes receberão certi­ficado, concedido pela adminis­tração municipal.

A proposta foi elaborada, no início do ano, pela diretora da Escola Henrique Geiss de Ta­manduá, Liane Vogel, pelo his­toriador Alicio de Assunção e pela turismóloga Diuly Cristina Mahler. O projeto recebe o apoio do Cipae G8, administração mu­nicipal e Amturvales.

Aula inaugural

A primeira aula do projeto ocorreu nesta quinta-feira. Participam 15 es­tudantes de diversas comunidades do município. Liane observa que as aulas são gratuitas e abertas a toda a comunidade. “Oportunizamos aos jovens conhecer o setor turístico, va­lorizando os elementos naturais e culturais da própria localidade.”

No dia 22, o projeto foi apresentado para outras seis escolas. O município oferece transporte para os interessa­dos em participar.

As aulas serão abertas aos alunos da rede municipal e estadual de Mar­ques de Souza.

Alternativa de profissão

As participantes Luana Cris­tine Arend, 15, e Suélen Cris­tiane Zangalli, 11, estão ani­madas com a proposta. Ainda não escolheram uma carreira, mas observam que o turismo é uma das alternativas. “Todos falam sobre as potencialida­des da nossa região. Quem sabe seja uma profissão boa no futuro.”

Um dos pontos destacados pelas colegas de curso é a oportunidade de aprender mais sobre a história local e pontos turísticos, como prédios históricos e paisagens natu­rais. “Caso não sigamos essa profissão, pelos menos conhe­ceremos melhor o município.”

Assunção observa que a co­munidade de Tamanduá com­pletará 125 anos de fundação em 2013 e diversas progra­mações são elaboradas para a data. “No evento recebe­remos centenas de visitantes e até lá queremos ter nossos alunos capacitados para servi­rem como guias locais.”

Acompanhe
nossas
redes sociais