A comitiva do governo estadual visitou a região, nesta sexta-feira, para vistoriar o andamento das obras de acessos asfálticos em quatro cidades – Boqueirão do Leão, Forquetinha, Canudos do Vale e Sério. Acompanhado do diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Francisco Thormann, o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Beto Albuquerque também inaugurou a restauração da ERS-130 no acesso a Cruzeiro do Sul.
Apesar do investimento de quase R$ 2 milhões, a obra na ERS-130 gera muita reclamação de moradores e representantes dos poderes públicos de Lajeado e Cruzeiro do Sul. A principal queixa é em relação à diminuição do acostamento em função dos acessos aos bairros Jardim do Cedro e Nações, ambos em território lajeadense. Na segunda-feira, dois ciclistas foram atropelados próximos do Estádio Alviazul. Um deles está internado em estado grave no Hospital Bruno Born (HBB).
Questionado sobre o assunto, Thormann afirma desconhecer o problema. “Vamos analisar, mas até agora não chegou nenhuma reclamação até o departamento.” O superintendente do Daer na região, Hildo Mourão comenta que o trânsito ficou mais seguro no local, e que acostamentos em rodovias não são obrigatórios. “A rodovia não é feita para caminhar, e o trânsito de bicicletas só é permitido onde existe acostamento.”
O secretário estadual afirma que se interará do assunto, mas culpa a falta de planejamento em torno do Estádio Alviazul como uma das causas para o problema. “É um fato novo que analisaremos, mas afirmo que isto deveria ter sido pensado pelos responsáveis pela obra do estádio.” Ele lembra que a diminuição do acostamento serve para dar mais segurança aos motoristas que precisam acessar os bairros de Lajeado e o distrito industrial de Cruzeiro do Sul.
Garantia de acessos asfálticos
Após visitar algumas obras de acesso a municípios menores, Albuquerque garantiu que todas serão concluídas até o fim do governo. Ele comenta que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) sustentará 100% das obras de asfalto em 104 municípios. “Concluímos 15 acessos e teremos outros 89 para finalizar. Somente este ano, 60 estarão em obras.”
O acesso à Forquetinha, que liga a BR-386 até a sede do município em um trecho de 13,6 quilômetros da ERS+-421 será finalizado até quarta-feira. Para o prefeito Waldemar Richter, o investimento de R$ 3,2 milhões será fundamental para o avanço do distrito industrial. “Existe quatro ou cinco empresas médias quase acertadas com o município. Com o acesso tudo ficará mais fácil.”
Segundo Albuquerque, desde o início do atual governo já foram investidos R$ 12 milhões no Vale do Taquari. Ele diz ainda que mais de R$ 500 milhões foram garantidos junto ao Banco Mundial para restauração de quase dois mil quilômetros de rodovias e asfaltos no estado.
Fim da concessão para Sulvias
Albuquerque garantiu que os contratos de concessão de pedágios não serão renovados. Eles se encerram em julho de 2013. Segundo o secretário, as concessionárias não cumpriram com os acordos, pré-estabelecidos. Para ele, os pedágios são caros demais, e os investimentos praticamente inexistem. “Não foram construídos viadutos, passarelas ou duplicações, somente manutenção de rodovias.”
Ele falou sobre o pedágio de Marques de Souza, que hoje é o mais caro do estado. “É absurdo o preço cobrado, e o modelo de juntar duas praças em uma só.” Albuquerque garante que o modelo ideal para as próximas concessões será de períodos mais longos, porém com compromisso de baixar os valores e investir em obras de duplicação e construção de pontes e viadutos. “Existem empresas competentes para realizar este trabalho.”
Garantia de túnel e ponte em Lajeado
Mesmo sem a presença de representantes do município, o secretário Beto Albuquerque anunciou investimentos em Lajeado. Segundo ele, até abril devem iniciar as obras de duplicação da ponte da ERS-413, que passa sobre o Arroio Saraquá. “Havia detalhes no projeto que precisavam ser revistos. Agora estamos em fase final de planejamento.”
Albuquerque também garantiu a finalização das obras do túnel sob a ERS-130, que interligará os bairros São Cristóvão e Universitário ao Santo André e Campestre. “Hoje existem 154 convênios municipais para serem concluídos, por isso a demora em algumas obras e projetos.” Segundo ele, a grande demanda de convênios assinados resultará em quase R$ 216 milhões de investimentos.