Parquímetros substituirão cobradores da Uambla

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Parquímetros substituirão cobradores da Uambla

Reclamações de lojistas gerarão mudanças na cobrança do estacio­namento rotativo. O departamento de trânsito do município fará testes com par­químetros na Av. Senador Alber­to Pasqualini. O projeto, único na região, está em estudo para im­plantação definitiva.

Conforme o diretor do depar­tamento, Luis Felipe Finkler as principais queixas se referem à falta de vagas para estacionar na avenida, visto que muitos dei­xam seus veículos o dia inteiro no mesmo lugar.

pO trecho deveria ser atendido por fiscais da União da Associa­ção de Moradores de Bairros de Lajeado (Uambla), responsável pelo estacionamento rotativo. Nos últimos meses a entidade tem dificuldades de preencher o quadro funcional. As máqui­nas reduzirão a mão de obra pela metade.

Para cada máquina haverá um fiscal, que controlará os apare­lhos e auxiliará na hora de dar o troco aos motoristas.

O equipamento custa em torno de R$ 12 mil a unidade e recebe moedas e como cédulas. A ideia inicial é colocar um para cada duas quadras. Seriam necessários 12 para todas as ruas que passam por problemas de cobrança.

Finkler pretende reunir nos próximos dias a empresa for­necedora do equipamento com representantes da Uambla e do governo municipal. A intenção é analisar a proposta para iniciar o procedimento logo.

Serão estudadas formas de co­brança: se a empresa cederá o equipamento e a manutenção em troca de parte do valor arrecada­do, como funciona hoje com as lombadas eletrônicas, ou se o mu­nicípio comprará as máquinas para outra empresa administrar.

O processo terá que passar por licitação e inclusive a Uambla terá que se inscrever se quiser permanecer como administrado­ra do estacionamento.

Como funciona em Santa Catarina

Um modelo semelhante ao proposto para Lajea­do foi instalado em Santa Catarina. Lá o motorista deve adquirir um bottom eletrônico junto a um dos orientadores de trânsito. Com ele é possível inserir créditos, de qualquer va­lor, conforme a necessida­de do usuário.

Os créditos ficam arma­zenados e são descontados de acordo com o uso dos parquímetros. Para as mo­tocicletas, o aparelho para realizar o procedimento é da cor vermelho, e para os demais veículos é azul.

Ao estacionar o veículo, o parquímetro registra, pelo bottom, o horário de início da contagem. Ao final, o registro de saída contabiliza o tempo total de estada, calculando o preço pelo uso da vaga.

A contabilização é feita por minuto utilizado. O bottom é retornável, se estiver em boas condições para uso.

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