Reclamações de lojistas gerarão mudanças na cobrança do estacionamento rotativo. O departamento de trânsito do município fará testes com parquímetros na Av. Senador Alberto Pasqualini. O projeto, único na região, está em estudo para implantação definitiva.
Conforme o diretor do departamento, Luis Felipe Finkler as principais queixas se referem à falta de vagas para estacionar na avenida, visto que muitos deixam seus veículos o dia inteiro no mesmo lugar.
O trecho deveria ser atendido por fiscais da União da Associação de Moradores de Bairros de Lajeado (Uambla), responsável pelo estacionamento rotativo. Nos últimos meses a entidade tem dificuldades de preencher o quadro funcional. As máquinas reduzirão a mão de obra pela metade.
Para cada máquina haverá um fiscal, que controlará os aparelhos e auxiliará na hora de dar o troco aos motoristas.
O equipamento custa em torno de R$ 12 mil a unidade e recebe moedas e como cédulas. A ideia inicial é colocar um para cada duas quadras. Seriam necessários 12 para todas as ruas que passam por problemas de cobrança.
Finkler pretende reunir nos próximos dias a empresa fornecedora do equipamento com representantes da Uambla e do governo municipal. A intenção é analisar a proposta para iniciar o procedimento logo.
Serão estudadas formas de cobrança: se a empresa cederá o equipamento e a manutenção em troca de parte do valor arrecadado, como funciona hoje com as lombadas eletrônicas, ou se o município comprará as máquinas para outra empresa administrar.
O processo terá que passar por licitação e inclusive a Uambla terá que se inscrever se quiser permanecer como administradora do estacionamento.
Como funciona em Santa Catarina
Um modelo semelhante ao proposto para Lajeado foi instalado em Santa Catarina. Lá o motorista deve adquirir um bottom eletrônico junto a um dos orientadores de trânsito. Com ele é possível inserir créditos, de qualquer valor, conforme a necessidade do usuário.
Os créditos ficam armazenados e são descontados de acordo com o uso dos parquímetros. Para as motocicletas, o aparelho para realizar o procedimento é da cor vermelho, e para os demais veículos é azul.
Ao estacionar o veículo, o parquímetro registra, pelo bottom, o horário de início da contagem. Ao final, o registro de saída contabiliza o tempo total de estada, calculando o preço pelo uso da vaga.
A contabilização é feita por minuto utilizado. O bottom é retornável, se estiver em boas condições para uso.