O Comitê Gestor da Copa 2014 volta a Lajeado, após a visita em janeiro, quando foi vistoriado o novo estádio do Lajeadense. No sábado, a partir da 10h, representantes do governo do estado se reúnem com líderes do município.
Desta vez, a comitiva proporá melhorias na infraestrutura e na capacitação técnica para o município receber uma Seleção de Copa do Mundo. “O estado quer auxiliar a cidade para atender a demanda da Fifa”, afirma o coordenador executivo do comitê, Maurício Santos.
Com ele estarão reunidos o secretário estadual do Esporte, Kalil Sehbe, e técnicos das nove câmaras temáticas do estado. O secretário de Governo de Lajeado, Isidoro Fornari está formando a comissão lajeadense. “Eles nos apontarão os problemas e estudaremos o que dá para evoluir”.
Santos adianta que serão discutidos problemas de estrutura e de mobilidade urbana, assim como a rede hoteleira. Afirma que a modernização da internet é um dos principais desafios e indicará a implantação da tecnologia 4G. “Uma boa internet é algo básico que atletas e imprensa exigirão para se comunicar com seu país de origem.”
Acrescenta que as melhorias serão realizadas mesmo sem garantias de o município participar da Copa. “Assim, Lajeado estará preparado para receber grandes eventos, e o estádio terá o selo da Copa”, diz. “Dependerá da mobilização da comunidade.”
Ressalta que a decisão sobre as sedes é da Fifa, com a Seleção interessada, que analisará qual o melhor ambiente para estadia. Ele adianta que uma série de fatores deixa Lajeado em vantagem em relação a outros municípios candidatos. “A posição geográfica é boa. Fica perto do aeroporto e do Estádio Beira-Rio.”
O presidente do Lajeadense, Mario Dutra acredita que será avançada uma etapa. “Eles gostaram do estádio na primeira visita, mas ficou claro que faltava algo.”
Em entrevista para a Rádio Independente ontem à tarde, o presidente da Acil e líder turístico na região, Ronaldo Zarpellon confirmou a visita e resumiu dizendo que a comitiva retorna a Lajeado porque há algo concreto que a região pode fazer em relação à Copa.