Prédio antigo desaba no bairro Florestal

Notícia

Prédio antigo desaba no bairro Florestal

aO prédio que abrigou por mais de 15 anos a videolocadora Xock Video, no bairro Florestal, desabou ontem de manhã. Era 11h15min quando o edifício de dois andares, na Av. Benjamin Constant, caiu em pouco mais de dez segundos. O local estava desabitado e ninguém ficou ferido.

Várias pessoas testemunharam o incidente. José Mercher, funcionário da construtora responsável pelas obras ao lado do prédio, viu quando a estrutura desmoronou. “Foi um barulho muito alto, um baita susto. Mas ninguém correu risco de se machucar.”

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Lajeado isolaram o local e interditaram um prédio vizinho, pertencente a uma empresa de móveis.

O secretário de Planejamento (Seplan), João Alberto Fluck informa que será averiguada a informação de que uma falha na obra ao lado do prédio teria causado o desabamento. “É possível que uma escavação tenha excedido o limite, abalando a estrutura do prédio. Mas aguardaremos o laudo final para saber o que aconteceu.”

A empresa responsável pela obra ao lado do prédio se defende. Segundo o engenheiro da Vigas Construtora, Márcio Goerck, a edificação era antiga e estava deteriorada. “Não havia concreto entre os tijolos nem existiam vigas para segurar o prédio.” Ele culpa a falta de fiscalização da administração municipal. “Liberaram alvará para um prédio em péssimas condições”. Diz que o desabamento colocou em risco os funcionários da construtora.

Dono da empresa de móveis atingida e do prédio que desabou, Vilson Sander garante que a edificação estava em boas condições. Segundo ele, o local era habitado até fim de outubro de 2011 e nunca havia apresentado problemas. “As afirmações do engenheiro estão erradas.”

Sander diz que a intenção era utilizá-lo este ano e que buscará o ressarcimento financeiro após ser finalizado o laudo técnico apontando as causas do desabamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais