O Executivo firmou parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para diminuir a carência de mão de obra qualificada, um dos gargalos das empresas da região.
Neste ano, 899 vagas de cursos profissionalizantes serão oferecidas de forma gratuita. Destas, 269 serão oportunizadas a partir de abril nas áreas de vendedor, auxiliar administrativo, montagem e manutenção de computadores, cuidador de idosos, cortador e costureiro de calçados (veja detalhes na tabela).
Os demais cursos serão oferecidos a partir do último bimestre do ano. A administração municipal dará prioridade aos beneficiários do Bolsa Família e às pessoas com registro no Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Sthas). As vagas restantes serão destinadas aos demais moradores do município.
As atividades ocorrem nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A idade mínima é 16 anos e cada pessoa poderá realizar até dois cursos. No primeiro momento, as aulas serão oferecidas nos três turnos para pessoas com variados níveis de escolaridade.
Segundo a secretária da Stahs, Nara Worm, a estrutura e professores do Senai e Senac são garantias de qualidade da formação e aceitação no mercado de trabalho.
A grande demanda de empresas por profissionais com qualificação comprovada motivou a solicitação feita ao governo federal para que incluísse Lajeado no Pronatec desde 2011. “Antes era oferecida para municípios com mais de cem mil habitantes.”
Em 2011, Tânia de Oliveira Bairros, do bairro Santo Antônio, aproveitou a oportunidade e realizou a qualificação em panificação no Senai, na Unidade Móvel de Panificação da entidade.
Como o marido trabalha, ela optou por ficar em casa cuidando do filho e diminui custos usando o que aprendeu no curso. Conta que em breve pretende atuar no ramo.
Participe
As inscrições se iniciam dia 12, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na rua Coronel Júlio May, 496, no Centro. O horário de atendimento de segunda a quinta-feira é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min, e na sexta-feira das 8h às 14h.
Os interessados devem estar munidos de documentos de identificação pessoal e, os que possuírem, devem apresentar o seu Número de Identificação Social. Mais informações pelo telefone 3982-1090 e no site www.lajeado.rs.gov.br
Com qualificação há vagas
Uma especialidade que carece de profissionais qualificados é a de cuidadores de idosos. Maria Dione de Oliveira trabalha na área há dez anos e afirma que buscará a qualificação profissional por meio do Pronatec. Assim, poderá encontrar trabalho em clínicas e realizar atendimentos particulares com base no diploma e não apenas nas indicações de ex-clientes.
Segundo ela, se trata de uma oportunidade para ganhar dinheiro. Mostrando competência e empatia, as famílias fazem questão de manter os cuidadores por muitos anos. Na maioria das vagas, os salários iniciais superam R$ 1,2 mil.
O trabalho é difícil. Além de paciência, exige conhecimentos em nutrição, enfermagem, educação física e outras áreas. “Acredito que o curso será a primeira peneira (sic) de profissionais.” Maria salienta que todos serão bem-vindos ao mercado de trabalho.