Programa oferece 899 vagas em cursos gratuitos

Notícia

Programa oferece 899 vagas em cursos gratuitos

O Executivo firmou parce­ria com o Programa Na­cional de Acesso ao En­sino Técnico e Emprego (Pronatec) para diminuir a carência de mão de obra qualificada, um dos gargalos das empresas da região.

Neste ano, 899 vagas de cursos profissionalizantes serão ofereci­das de forma gratuita. Destas, 269 serão oportunizadas a partir de abril nas áreas de vendedor, au­xiliar administrativo, montagem e manutenção de computadores, cuidador de idosos, cortador e cos­tureiro de calçados (veja detalhes na tabela).

Os demais cursos serão ofereci­dos a partir do último bimestre do ano. A administração municipal dará prioridade aos beneficiários do Bolsa Família e às pessoas com registro no Cadastro Único (CadÚ­nico) da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Sthas). As va­gas restantes serão destinadas aos demais moradores do município.a

As atividades ocorrem nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendiza­gem Industrial (Senai).

A idade mínima é 16 anos e cada pessoa poderá realizar até dois cur­sos. No primeiro momento, as aulas serão oferecidas nos três turnos para pessoas com variados níveis de escolaridade.

Segundo a secretária da Stahs, Nara Worm, a estrutura e professo­res do Senai e Senac são garantias de qualidade da formação e aceita­ção no mercado de trabalho.

A grande demanda de empresas por profissionais com qualificação comprovada motivou a solicitação feita ao governo federal para que incluísse Lajeado no Pronatec des­de 2011. “Antes era oferecida para municípios com mais de cem mil habitantes.”

Em 2011, Tânia de Oliveira Bair­ros, do bairro Santo Antônio, apro­veitou a oportunidade e realizou a qualificação em panificação no Senai, na Unidade Móvel de Pani­ficação da entidade.

Como o marido trabalha, ela optou por ficar em casa cuidando do filho e diminui custos usando o que aprendeu no curso. Conta que em breve pretende atuar no ramo.

Participe

As inscrições se iniciam dia 12, no Centro de Referência em Assis­tência Social (Cras), na rua Coronel Júlio May, 496, no Centro. O horá­rio de atendimento de segunda a quinta-feira é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min, e na sexta-feira das 8h às 14h.

Os interessados devem estar munidos de documentos de iden­tificação pessoal e, os que pos­suírem, devem apresentar o seu Número de Identificação Social. Mais informações pelo telefone 3982-1090 e no site www.lajeado.rs.gov.br

Com qualificação há vagas

Uma especialidade que carece de profissionais qualificados é a de cuidadores de idosos. Maria Dione de Oliveira trabalha na área há dez anos e afirma que buscará a qua­lificação profissional por meio do Pronatec. Assim, poderá encontrar trabalho em clínicas e realizar aten­dimentos particulares com base no diploma e não apenas nas indica­ções de ex-clientes.

Segundo ela, se trata de uma oportunidade para ganhar dinhei­ro. Mostrando competência e em­patia, as famílias fazem questão de manter os cuidadores por muitos anos. Na maioria das vagas, os sa­lários iniciais superam R$ 1,2 mil.

O trabalho é difícil. Além de pa­ciência, exige conhecimentos em nutrição, enfermagem, educação física e outras áreas. “Acredito que o curso será a primeira peneira (sic) de profissionais.” Maria salien­ta que todos serão bem-vindos ao mercado de trabalho.

Acompanhe
nossas
redes sociais