Nova rota de duplicação mobiliza comunidade

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Nova rota de duplicação mobiliza comunidade

Líderes comunitários de bairros e municípios próximos de Forque­tinha criaram uma comissão para duplicar outro trecho da BR-386. O motivo é o grande número de acidentes no trajeto de sete quilôme­tros.

O primeiro encontro ocorreu no dia 24 de janeiro, entre mo­radores dos bairros Conven­tos, Alto Conventos, Bom Pas­tor, Centenário e Imigrante, de Lajeado, e das cidades de Sério, Canudos do Vale e For­quetinha.

Eles traçaram três metas. A curto prazo, pretendem so­licitar melhorias em retornos e acessos aos bairros e muni­cípios. Em seguida, aguardam providências e resposta do De­partamento Nacional de Infra­estrutura e Transporte (Dnit) sobre a construção de um tú­nel entre os bairros Centenário e Bom Pastor. E a longo prazo, querem se unir à comissão de duplicação até Tio Hugo.

O grupo planeja tornar o trajeto um ponto de parada dos veículos que passam pela BR-386, abrindo novos comér­cios nas margens, com esta­cionamentos seguros.

Segundo o representante do bairro Centenário, Sérgio Ram­bo, que busca melhorias no trecho há anos, a população não quer promessas, mas so­luções para os problemas. “O trecho precisa ser um agente de desenvolvimento que gere retornos para a comunidade.”

O próximo encontro será na quarta-feira, às 20h, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também está enga­jada no processo. Serão defini­dos representantes para a cria­ção de uma comissão.a

Segundo o chefe da delega­cia da PRF de Lajeado, Lean­dro Wachholz, o perímetro que gera mobilizações comu­nitárias é o que registra mais acidentes na BR-386. O poli­cial diz que a maioria deles acontece porque um veículo de passeio tentou ultrapassar um pesado. Segundo ele, a du­plicação reduziria em 90% os acidentes no trecho.

Mortes no trajeto

No dia 14 de junho de 2008, ás 12h30min, duas jovens, Aline Schuster, 21, e Aline Teixeira, 25, dirigiam pela BR-386, nas proximidades da entrada do bairro Olarias, quando um veículo ultrapas­sou a pista e colidiu no carro que elas estavam.

Aline Schuster morreu no local. Aline Teixeira ficou oito dias em coma na Unida­de de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born e morreu.

Em protesto um mês de­pois, as mães colocaram uma cruz no trevo de acesso e fize­ram uma passeata. Centenas de pessoas participaram com camisetas brancas e desde então iniciaram campanhas para modificação daquele trecho.

Neste local, passam mais de 180 mil veículos por mês. Desde o início de 2011, a PRF de Lajeado registrou 142 aci­dente na BR-386, trecho Laje­ado/Marques de Souza.

A pavimentação da BR-386 foi planejada pelo Departa­mento de Estradas de Roda­gens (Daer) e traçada para atender a um fluxo diário de três mil veículos. Contudo, essa capacidade, desde 2003, foi superada e hoje atinge no trecho Soledade/Lajeado seis mil veículos por dia e no tre­cho Lajeado/Tabaí, 11 mil ve­ículos por dia.

Duplicação até Tio Hugo

Há quase um ano represen­tantes das regiões do Vale do Taquari e Alto da Serra do Bo­tucaraí se reuniram em Sole­dade para debater a duplica ção da BR-386 entre as cidades de Lajeado e Tio Hugo. O tre­cho compreende cerca de 130 quilômetros.

O prefeito de Fazenda Vila­nova, José Cenci é o presiden­te da Comissão da Duplicação até Tio Hugo. Ele fez parte da comissão da BR-386, entre Es­trela e Tabaí e entende que não devem ser criados grupos de discussões separados.

Para ele, Lajeado não terá força sozinha. “Temos políti­cos fortes em todos os grupos. É preciso somar poderes para o pedido.” Cenci se encontra­rá na próxima semana com deputados federais em Porto Alegre.

O estudo técnico de viabi­lidade da duplicação até Tio Hugo está pronto. O próximo passo é conseguir a licitação para criar o projeto de cons­trução e depois solicitar ver­ba federal. Cenci convidará as pessoas ligadas a esta nova comissão para participarem deste encontro.

No Dnit há um pedido feito para duplicação do trecho La­jeado a Fontoura Xavier. Se as duas comissões encaminha­rem pedidos separados, serão três. Isso causa preocupação dos envolvidos, visto que po­derá provocar uma interpre­tação de desunião ao governo federal.

Duplicação Tabaí/Estrela levou 30 anos

Depois de quase 30 anos de pedidos feitos por líderes locais, a mobi­lização da duplicação de 34 quilômetros entre Ta­baí e Estrela teve êxito em agosto de 2010. Houve empecilhos para o início das obras, como licen­ças ambientais e acordos com índios que vivem às margens da BR-386. Mas em 2011 as obras se ini­ciaram.

Com 454,9 quilômetros de extensão, a BR-386 tem a função de escoar as safras agrícolas do es­tado e beneficia cerca de 30% da população do es­tado. As obras foram or­çadas em R$ 147 milhões e tem previsão de conclu­são de três anos.

Metas traçadas pela comissão

– Curto prazo

Solicitar melhorias aos acessos e retor­nos das cidades;

– Médio prazo

Se mobilizar ao lado do governo de Laje­ado na campanha para construção de um túnel que liga os bairros Centenário e Bom Pastor;

– Longo prazo

Se aliar com a comissão de Dupli­cação da BR-386 de Lajeado até Tio Hugo.

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