Líderes comunitários de bairros e municípios próximos de Forquetinha criaram uma comissão para duplicar outro trecho da BR-386. O motivo é o grande número de acidentes no trajeto de sete quilômetros.
O primeiro encontro ocorreu no dia 24 de janeiro, entre moradores dos bairros Conventos, Alto Conventos, Bom Pastor, Centenário e Imigrante, de Lajeado, e das cidades de Sério, Canudos do Vale e Forquetinha.
Eles traçaram três metas. A curto prazo, pretendem solicitar melhorias em retornos e acessos aos bairros e municípios. Em seguida, aguardam providências e resposta do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) sobre a construção de um túnel entre os bairros Centenário e Bom Pastor. E a longo prazo, querem se unir à comissão de duplicação até Tio Hugo.
O grupo planeja tornar o trajeto um ponto de parada dos veículos que passam pela BR-386, abrindo novos comércios nas margens, com estacionamentos seguros.
Segundo o representante do bairro Centenário, Sérgio Rambo, que busca melhorias no trecho há anos, a população não quer promessas, mas soluções para os problemas. “O trecho precisa ser um agente de desenvolvimento que gere retornos para a comunidade.”
O próximo encontro será na quarta-feira, às 20h, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também está engajada no processo. Serão definidos representantes para a criação de uma comissão.
Segundo o chefe da delegacia da PRF de Lajeado, Leandro Wachholz, o perímetro que gera mobilizações comunitárias é o que registra mais acidentes na BR-386. O policial diz que a maioria deles acontece porque um veículo de passeio tentou ultrapassar um pesado. Segundo ele, a duplicação reduziria em 90% os acidentes no trecho.
Mortes no trajeto
No dia 14 de junho de 2008, ás 12h30min, duas jovens, Aline Schuster, 21, e Aline Teixeira, 25, dirigiam pela BR-386, nas proximidades da entrada do bairro Olarias, quando um veículo ultrapassou a pista e colidiu no carro que elas estavam.
Aline Schuster morreu no local. Aline Teixeira ficou oito dias em coma na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born e morreu.
Em protesto um mês depois, as mães colocaram uma cruz no trevo de acesso e fizeram uma passeata. Centenas de pessoas participaram com camisetas brancas e desde então iniciaram campanhas para modificação daquele trecho.
Neste local, passam mais de 180 mil veículos por mês. Desde o início de 2011, a PRF de Lajeado registrou 142 acidente na BR-386, trecho Lajeado/Marques de Souza.
A pavimentação da BR-386 foi planejada pelo Departamento de Estradas de Rodagens (Daer) e traçada para atender a um fluxo diário de três mil veículos. Contudo, essa capacidade, desde 2003, foi superada e hoje atinge no trecho Soledade/Lajeado seis mil veículos por dia e no trecho Lajeado/Tabaí, 11 mil veículos por dia.
Duplicação até Tio Hugo
Há quase um ano representantes das regiões do Vale do Taquari e Alto da Serra do Botucaraí se reuniram em Soledade para debater a duplica ção da BR-386 entre as cidades de Lajeado e Tio Hugo. O trecho compreende cerca de 130 quilômetros.
O prefeito de Fazenda Vilanova, José Cenci é o presidente da Comissão da Duplicação até Tio Hugo. Ele fez parte da comissão da BR-386, entre Estrela e Tabaí e entende que não devem ser criados grupos de discussões separados.
Para ele, Lajeado não terá força sozinha. “Temos políticos fortes em todos os grupos. É preciso somar poderes para o pedido.” Cenci se encontrará na próxima semana com deputados federais em Porto Alegre.
O estudo técnico de viabilidade da duplicação até Tio Hugo está pronto. O próximo passo é conseguir a licitação para criar o projeto de construção e depois solicitar verba federal. Cenci convidará as pessoas ligadas a esta nova comissão para participarem deste encontro.
No Dnit há um pedido feito para duplicação do trecho Lajeado a Fontoura Xavier. Se as duas comissões encaminharem pedidos separados, serão três. Isso causa preocupação dos envolvidos, visto que poderá provocar uma interpretação de desunião ao governo federal.
Duplicação Tabaí/Estrela levou 30 anos
Depois de quase 30 anos de pedidos feitos por líderes locais, a mobilização da duplicação de 34 quilômetros entre Tabaí e Estrela teve êxito em agosto de 2010. Houve empecilhos para o início das obras, como licenças ambientais e acordos com índios que vivem às margens da BR-386. Mas em 2011 as obras se iniciaram.
Com 454,9 quilômetros de extensão, a BR-386 tem a função de escoar as safras agrícolas do estado e beneficia cerca de 30% da população do estado. As obras foram orçadas em R$ 147 milhões e tem previsão de conclusão de três anos.
Metas traçadas pela comissão
– Curto prazo
Solicitar melhorias aos acessos e retornos das cidades;
– Médio prazo
Se mobilizar ao lado do governo de Lajeado na campanha para construção de um túnel que liga os bairros Centenário e Bom Pastor;
– Longo prazo
Se aliar com a comissão de Duplicação da BR-386 de Lajeado até Tio Hugo.