Temporal deixa dois mil sem energia elétrica

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Temporal deixa dois mil sem energia elétrica

A forte chuva e a ven­tania durou 30 mi­nutos, mas causou transtornos a dois mil clientes da AES Sul de Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul. Pos­tes de madeira caíram, e cabos se romperam. No estado, cerca de 200 mil consumidores foram prejudicados.

Esse é o segundo caso em uma semana envolvendo usuários da AES Sul, mas com maiores proporções: na ocasião, cerca de 15 mil clientes dos Vales do Rio Pardo e do Taquari tiveram problemas no abastecimento.

Os transtornos começaram às 16h30min. Em Lajeado, Adriana Martinelli de Medeiros, 45, e o neto, Pedro Henrique, 6 meses, ficaram presos dentro do eleva­dor do edifício Alfredo S. Zam­biazi. O pânico durou cerca de 1h30min.

Adriana conta que teve falta de ar e se mostrou preocupada com Pedro Henrique. O marido, Antonio Medeiros, reclamou de falta de atendimento da empre­sa que administra o condomí­nio. Afirmou ter feito diversas ligações, mas a administradora não respondia o chamado.

Três soldados do Corpo de Bombeiros foram ao local para ajudar a retirar Adriana e o neto do elevador. O proprietário da administradora do condomí­nio, Ricardo Diedrich, contestou a falta de atenção.

Diz que a primeira ligação feita foi por volta das 17h. Ao tomar conhecimento, os fun­cionários ligaram para a em­presa que faz a manutenção do aparelho. “Mas o técnico é de Santa Cruz do Sul e demoraria 30 minutos para chegar até Lajeado.”

Segundo Diedrich, a resolução foi chamar técnicos de outras empresas do município, para evitar mais problemas para Adriana. Ressalta que a admi­nistradora do condomínio fez o que estava ao alcance para en­contrar uma solução.

Postes de luz caídos

aAlguns postes de madeira e cabos de energia não resistiram aos fortes ventos. Na rua da Di­visa, entre Lajeado e Cruzeiro do Sul, uma estrutura quase tombou na via, atingindo algu­mas casas. Dezenas de famílias ficaram sem energia elétrica e reclamaram da demora no atendimento da AES Sul.

Núbia Krüger, 41, informa que ligou para a empresa diversas vezes a partir das 16h30min, quando houve o problema. “Só fica tocando a música de espera, mas nada de me atender.” Ela acrescenta que professores de uma esco­la levaram os alunos para as casas com medo de que algo acontecesse.

Os funcionários chegaram ao local quase 1 hora e 40mi­nutos depois das ligações, mas tiveram dificuldades para re­solver o problema. Entretanto, a primeira solução estava na rua 25 de Julho, no bairro Flo­restal.

Um poste de ficou suspenso por fios durante quase duas horas. A rua foi isolada, pois alguns cabos se romperam. A substituição da estrutura – por outra de madeira – come­çou por volta das 19h.

Os prejuízos

– Em todo o estado, cerca de 200 mil consumidores fi­caram sem energia elétrica;

– Na área atendida pela AES Sul, foram 60 mil clientes com problemas no forneci­mento, sendo dois mil no Vale do Taquari;

– Porto Alegre, Alvorada e Viamão, atendidos pela CEEE, teve 120 mil usuários foram prejudicados;

– A concessionária RGE di­vulgou que cerca de cinco mil clientes ficaram sem luz.

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