A forte chuva e a ventania durou 30 minutos, mas causou transtornos a dois mil clientes da AES Sul de Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul. Postes de madeira caíram, e cabos se romperam. No estado, cerca de 200 mil consumidores foram prejudicados.
Esse é o segundo caso em uma semana envolvendo usuários da AES Sul, mas com maiores proporções: na ocasião, cerca de 15 mil clientes dos Vales do Rio Pardo e do Taquari tiveram problemas no abastecimento.
Os transtornos começaram às 16h30min. Em Lajeado, Adriana Martinelli de Medeiros, 45, e o neto, Pedro Henrique, 6 meses, ficaram presos dentro do elevador do edifício Alfredo S. Zambiazi. O pânico durou cerca de 1h30min.
Adriana conta que teve falta de ar e se mostrou preocupada com Pedro Henrique. O marido, Antonio Medeiros, reclamou de falta de atendimento da empresa que administra o condomínio. Afirmou ter feito diversas ligações, mas a administradora não respondia o chamado.
Três soldados do Corpo de Bombeiros foram ao local para ajudar a retirar Adriana e o neto do elevador. O proprietário da administradora do condomínio, Ricardo Diedrich, contestou a falta de atenção.
Diz que a primeira ligação feita foi por volta das 17h. Ao tomar conhecimento, os funcionários ligaram para a empresa que faz a manutenção do aparelho. “Mas o técnico é de Santa Cruz do Sul e demoraria 30 minutos para chegar até Lajeado.”
Segundo Diedrich, a resolução foi chamar técnicos de outras empresas do município, para evitar mais problemas para Adriana. Ressalta que a administradora do condomínio fez o que estava ao alcance para encontrar uma solução.
Postes de luz caídos
Alguns postes de madeira e cabos de energia não resistiram aos fortes ventos. Na rua da Divisa, entre Lajeado e Cruzeiro do Sul, uma estrutura quase tombou na via, atingindo algumas casas. Dezenas de famílias ficaram sem energia elétrica e reclamaram da demora no atendimento da AES Sul.
Núbia Krüger, 41, informa que ligou para a empresa diversas vezes a partir das 16h30min, quando houve o problema. “Só fica tocando a música de espera, mas nada de me atender.” Ela acrescenta que professores de uma escola levaram os alunos para as casas com medo de que algo acontecesse.
Os funcionários chegaram ao local quase 1 hora e 40minutos depois das ligações, mas tiveram dificuldades para resolver o problema. Entretanto, a primeira solução estava na rua 25 de Julho, no bairro Florestal.
Um poste de ficou suspenso por fios durante quase duas horas. A rua foi isolada, pois alguns cabos se romperam. A substituição da estrutura – por outra de madeira – começou por volta das 19h.
Os prejuízos
– Em todo o estado, cerca de 200 mil consumidores ficaram sem energia elétrica;
– Na área atendida pela AES Sul, foram 60 mil clientes com problemas no fornecimento, sendo dois mil no Vale do Taquari;
– Porto Alegre, Alvorada e Viamão, atendidos pela CEEE, teve 120 mil usuários foram prejudicados;
– A concessionária RGE divulgou que cerca de cinco mil clientes ficaram sem luz.