Problemas no abastecimento de energia elétrica voltam a ser tema de reunião nesta semana. Quatro dias após o encontro da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) com a AES Sul, municípios e entidades da região se unem para cobrar soluções da concessionária quanto às constantes quedas de luz e à falta de manutenção de postes.
A reunião ocorre hoje, na câmara de vereadores, às 10h, e é organizada pela Comissão Especial de Infraestrutura dos Serviços Públicos.
Conforme o presidente da comissão, o vereador Jonas Calvi (PTB), Encantado e cidades da região sofrem com esses problemas. Mesmo com a promessa de aumentar em 29% o fornecimento de energia no município, a comissão espera a troca de postes em situação precária, melhorias na rede elétrica e aumento da capacidade de transformadores.
Calvi cita a dificuldade de empresas e entidades se instalarem em Encantado devido aos problemas de energia elétrica. Este foi o caso da agência do INSS. Segundo o chefe da Sessão Logística da entidade, Marcos Fraga de Santos, a falta de rede trifásica no centro da cidade atrasou a troca de prédio em 14 meses. Foi preciso uma licitação para acelerar o processo.
“Queremos a estipulação das melhorias em curto prazo”, diz Calvi. Sem o atendimento das reivindicações, a comissão acionará a Justiça para fazer valer seus direitos por serviços de qualidade.
Concessionária se defende
O gerente da região Metropolitana e dos Vales da AES Sul, Luis Alberto Krummenauer participará do encontro. Ele diz que prefere ouvir os pedidos da comissão antes de se pronunciar.
Porém, defende o trabalho da concessionária, ressaltando a reforma e modernização na subestação de Encantado, iniciada em 2011. Segundo ele, a troca de postes, melhorias na rede e distribuição de energia serão tratadas com a comunidade.