Seis dos 13 homicídios investigados pela Polícia Civil nos últimos 12 meses ocorreram em janeiro e fevereiro deste ano. Os mais recentes foram registrados no fim de semana.
Entre as vítimas está o segurança do posto de gasolina Viaduto, de Muçum, Valdir Menegildo, 44. Ele foi morto com golpes de facão às 3h30min de segunda-feira, quando dois homens tentaram roubar o estabelecimento na entrada do município.
Menegildo teve cortes pelo corpo, a maior parte deles no rosto. Ele foi levado vivo para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Muçum, mas não resistiu aos ferimentos.
Os policiais militares prenderam um dos assaltantes: James Frazão Gomes, 21, de Muçum. Ele estava machucado e com a arma do crime. O comparsa fugiu abandonando outra arma, uma garrucha com uma munição deflagrada.
A polícia usará as imagens das câmeras do posto de gasolina para elucidar o caso e encontrar o segundo acusado.
Outro homicídio ocorreu em Estrela. Por volta das 8h30min de sábado, a Brigada Militar encontrou Evandro dos Santos Silveira, 25, morto na Rua Adão Henrique Fett, no bairro Boa União.
Segundo relato de testemunhas, houve uma briga entre vizinhos. A polícia foi até a casa do acusado e o prendeu. Ele entregou a arma do crime: um bastão de madeira de 50 centímetros com pregos e uma faca de 15 centímetros. Ele alegou que a vítima foi até o seu bar do acusado e o insultou, começando uma briga.
Outros casos
Há uma semana, um homicídio no Parque Professor Theobaldo Dick, em Lajeado, ampliava os índices de criminalidade na região. Rodrigo da Silva, 25, morreu com dois tiros. Seu corpo foi encontrado a cerca de 300 metros da sede da Polícia Civil. Silva foi a segunda pessoa executada dentro do parque em um mês.
Antes dele, em janeiro, Claudemar Carvalho Junior, 35, foi assassinado na madrugada, com dois tiros na cabeça, no meio da Rua Santos Filhos.
Conforme o delegado de polícia, José Romaci Reis, os crimes ocorridos no Parque dos Dick foram por cobrança de drogas. A polícia procura os criminosos e afirma que há suspeitas. Os dois mortos do bairro Conservas.
Pablo Luis da Silva, 18, foi a última vítima em janeiro. Morto com três tiros, seu corpo foi encontrado em um matagal no bairro Carneiros. O rapaz era morador do bairro Morro 25 e cumpria medida socioeducativa na Fase por tráfico de drogas. A família registrou seu desaparecimento dois dias antes. Ele foi morto com três tiros.
No dia 10 de janeiro, um homem foi morto a facadas no bairro Boa União, em Estrela. Em depoimento à Brigada Militar, Elza Rodrigues da Silva contou que estava em casa, com o marido, Adelino da Silva, 49, quando um homem, conhecido da família, entrou na residência e começou a discutir com ela. Na tentativa de apartar a discussão, Silva foi ferido no peito com uma facada pelo suspeito. Adelino morreu antes que o socorro chegasse.
Casos de 2012
– 10/01: Homem é morto a facadas em Estrela;
– 20/01: Encontrado corpo em frente do lago do Parque dos Dick, em Lajeado;
– 24/01: Homem é encontrado em um matagal no bairro Carneiros, em Lajeado;
– 19/02: Polícia acha outro corpo no Parque dos Dick;
– 25/02: Briga entre vizinhos resulta em morte em Estrela;
– 26/02: Segurança de posto de gasolina é assassinado em Muçum.