Aos 92 anos, ela festeja o 23º aniversário

Notícia

Aos 92 anos, ela festeja o 23º aniversário

A cada quatro anos, a aposentada Maria Lidvina Dick, 92, de Nova Santa Cruz, comemora o seu aniversário de forma diferenciada. Ela nasceu e foi registrada em 29 de fevereiro de 1920, dia que aparece no calendário apenas no ano bissexto, que ocorre a cada quatro anos. Quem nasceu neste dia pode festejar amanhã a data exata.

Em sua certidão de nascimento, mesmo que deteriorada pelo tempo, consta que Maria nasceu às 4h de 29 de fevereiro. Os pais João Dick e Anna Kunz poderiam tê-la registrado um dia antes ou depois, mas optaram por não mudar a data. “Se fosse contar mesmo, hoje eu teria apenas 23 anos,” brinca.

Quando não é ano bissexto, Maria festeja seu aniversário no dia 28, sem grandes comemorações, em casa. Este ano a festa será realizada no domingo, na sede do Esporte Clube Cruzeiro. Estão convidadas 200 pessoas, dentre familiares e amigos vindos de diversas regiões do estado.

As festividades ganharam proporções maiores após os seus 80 anos. Desde então os parentes preferem comemorar a data sempre no ano bissexto e fazer uma festa maior, também para homenageá-la.

De acordo com os irmãos, como Maria era a filha mais velha, sempre ajudou muito nas atividades de casa. Ela era tida como uma mãe para os irmãos mais novos, sendo que auxiliou na criação deles. Desde criança trabalhou na agricultura com a família.

O apego aos irmãos persiste até hoje. Ela, três irmãs e um irmão moram juntos na residência que pertenceu aos pais. Todos optaram em ficar solteiros e viver cuidando uns dos outros. Maria teve 12 irmãos. É a terceira mais velha.a

A curiosidade nunca lhe rendeu fatos inusitados.

É torcedora fanática do Grêmio e do E.C. Cruzeiro, time da comunidade. Participa do grupo de idosos e de mães. Muito religiosa, sempre que pode vai à missa ou assiste à cerimônia pela televisão.

Maria é a pessoa mais idosa da comunidade e uma das mais velhas do município. Seu segredo para chegar a tal idade e com saúde é o trabalho. “Faço questão de participar das tarefas de casa, como fazer o almoço e outras coisas.”

Ano Bissexto

É sabido que o ano tem 365 dias, mas de quatro em quatro anos, um dia a mais é adicionado ao fim de fevereiro, fazendo com que o ano tenha 366 dias. Este ano é conhecido como ano bissexto.

Ele foi introduzido a partir do ano 46 a.C. por meio do calendário adotado pelo imperador romano Júlio César. Esse calendário tinha sido proposto pelo astrônomo Sogínes de Alexandria.

A explicação da geografia é que a Terra demora 365 dias e seis horas para dar uma volta completa em torno do Sol. A cada quatro anos é feita a compensação dessas seis horas, com o acréscimo de um dia no calendário, sendo 29 de fevereiro.

Para quem nasce no dia 29 de fevereiro, os pais podem optar pelo registro civil do filho para o dia 28 ou 1º de março.

Acompanhe
nossas
redes sociais