O governo do estado abriu licitação para construir o prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Westfália, um investimento de R$ 885 mil. Hoje, os alunos da instituição ocupam um espaço cedido pelo Executivo, onde são feitas também as atividades no turno inverso para os alunos do Ensino Fundamental.
A confirmação do recurso ocorreu na semana passada, em visita do prefeito Sérgio Marasca a Tarso Genro. O governador se comprometeu a repassar o dinheiro para contruir a estrutura.
Conforme o diretor do Departamento Administrativo da Secretaria Estadual de Educação, Claudio Sommacal, a construção está sem data para começar. Primeiro, é necessário concluir o processo licitatório. “Tendo a garantia do recurso, o contrato será assinado e, após, dado início à obra.” A previsão é de que isso ocorra em abril.
O secretário municipal de Educação, Gustavo Sieben acredita que o prédio ficará pronto em 2013 com a transferência das aulas para o local no segundo trimestre.
De acordo com a planta, a nova estrutura terá 712,72 metros quadrados. Os 114 alunos terão: três salas de aula, um laboratório de informática e outro de ciências, sala de professores, diretoria, secretaria e atendimento ao aluno. Os sanitários foram projetados para deficientes físicos, e o refeitório terá cozinha e uma despensa.
Única com projeto
Em janeiro, a coordenadora regional de Educação, Marisa Bastos confirmou a construção dos prédios de três escolas estaduais. Fazenda Vilanova, Paverama e Westfália cedem essas estruturas ao estado.
Segundo Marisa, a escola de Fazenda Vilanova seria a prioridade, devido às condições em que os alunos estudam. O prédio construído em 2009 tem apenas duas salas. Os 170 alunos precisam ocupar outras três cedidas pelo Executivo. A cozinha também serve como refeitório, levando insegurança à comunidade.
Mas, a obra segue indefinida. Sommacal afirma que o estado não elaborou um projeto para a nova estrutura. Acrescenta que o Executivo ficou de doar um espaço maior para auxiliar na construção, pois o atual é considerado pequeno para abrigar os mesmos cômodos da escola de Westfália.
Ressalta que a obra deve ser executada neste ano com dinheiro do Programa de Ações Articuladas do Ministério da Educação. A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova, Claisse Bilhar, se mostra confiante.
Segundo ela, o Ensino Politécnico – implantado na instituição neste ano – deve contribuir para que a promessa de Tarso seja cumprida.
Solicitação antiga
O pedido por um novo prédio ocorre desde 2005. Segundo Sieben, todos os governadores prometeram a construção, mas a reivindicação era frustrada. Entre os motivos estava a falta de dinheiro.
O secretário acrescenta que a cessão de um prédio municipal para o estado dificulta o trabalho. Hoje, os alunos do Ensino Médio ocupam o local com os do Ensino Fundamental, no programa de atividades no turno inverso.
Para Sieben, o espaço para os estudantes municipais está limitado: 77 são atendidos pelo programa – sendo 53 pela manhã e 24 à tarde. “São crianças de 5 anos dividindo um espaço com adolescentes de 14, 15 anos.”
O prédio da escola estadual será construído ao lado da Escola Municipal Vila Schmidt. Como contrapartida, o município doou o terreno ao governo estadual e ajudará na terraplenagem e em outros serviços considerados básicos.