Feriado de Carnaval tem máxima de 40°C

Notícia

Feriado de Carnaval tem máxima de 40°C

As temperaturas elevadas e a sensação térmica de abafamento continuam até a terça-feira de Car­naval. O sábado e domingo terão picos de calor que chegam a 40°C. Conforme o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Uni­vates, podem acontecer pancadas de chuva esparsas e o calor se afas­tará a partir de quarta-feira, quan­do uma frente fria chega à região.

A massa de ar tende a reduzir as temperaturas em torno de 10°C e aumenta a possibilidade de chuvas mais significativas que aliviarão a sensação de calor. Desde o início da semana, foram registradas tempera­turas acima de 30°C durante as noi­tes, um recorde desde o início do ano.

calorSegundo a técnica do CIH, Grasiela Both, no sábado o ar mais seco deve atuar sobre o estado e a possibilida­de de pancadas de chuva é pequena (veja previsão no boxe). Na terça-feira, a média de temperaturas pode ultrapassar os 35°C na maioria das cidades da região. Com o calor e os excessos típicos da festa, é necessário prevenir desidratação, insolação e outros problemas.

A nutricionista Scheila Wolschick lembra que bebida alcoólica não vale como hidratação. Para quem pulará Carnaval os dois litros de água, sucos ou isotônicos diários re­comendados podem ser ampliados conforme a perda de líquidos em função do calor e do desgaste físico.

A alimentação deve privilegiar os carboidratos. Bolos, pães, biscoitos, entre outros, fornecem energia e au­mentam o pique. Evitar alimentos muito gordurosos, frituras e carne malpassadas é outra dica da profis­sional. “Eles têm a digestão mais di­fícil e deixam você pesado (sic) para cair na folia.” Um lanche leve, antes de sair de casa, é indispensável e levar para a festa uma barra de ce­real ou sachê de carboidrato em gel pode fazer a diferença.

Funcionário de uma empresa de limpeza de ruas, Darci Quinot enca­ra o forte calor logo pela manhã. “Eu até gosto, mas alguns companheiros preferem trabalhar à sombra.” Ga­rante que usa protetor solar, mas só durante à tarde. “De manhã é mais tranquilo.” Ele passa quase oito ho­ras por dia debaixo do sol.

O funcionário público Luis Carlos Stoll trabalha no setor de agricul­tura, e diz que só aguenta as altas temperaturas com muita água. Sempre que pode ele “dá uma fugi­dinha” até o bebedor.

Previsão do tempo

Sábado e domingo: o sol predomina na maior parte do dia e o calor será intenso. A chance de pancadas de chuva de verão é pequena. Temp. Mí­nima: ±25°C e Máx: ±40°C

Segunda e terça-feira: o sol aparece, mas aumenta a chance de pancadas de chuva rápidas e isoladas, especial­mente no período da tarde. O calor segue intenso. Temp. mí­nima: ±24°C e Máx.: ±36°C

Acompanhe
nossas
redes sociais