O abastecimento de água, em pelo menos dois bairros, está prejudicado há 45 dias. A Secretaria de Obras diz que o problema se deve à insuficiência de vazão dos poços artesianos, mas que a situação será normalizada até o fim de semana.
Em horários de pico, os 700 estabelecimentos que dependem do fornecimento nos bairros Centenário e Imigrante ficam até quatro horas sem água.
A esteticista Betina Sirlei Scheibler, 34, residente no Centenário, diz que falta água até para o consumo. Conforme ela, os serviços básicos, como lavar a roupa e tomar banho, são interrompidos durante o período.
Ela estuda implantar um salão de beleza no bairro. Na tarde de terça-feira, quando foi testar os equipamentos utilizados para lavar o cabelo das clientes, não havia água. O fornecimento foi interrompido das 16h até as 20h.
Betina diz que há cerca de 45 dias a Secretaria de Obras modificou a canalização próxima dos reservatórios. “Foi aí que a situação piorou.”
Liane Goehl, 32, reside no bairro há mais de 13 anos e ressalta que o problema é antigo. Diz que diversas vezes a administração municipal faz melhorias, mas todos os anos a situação volta a incomodar.
O responsável pelo fornecimento de água, Fabiano Bergmann diz que há algumas semanas foi feita a ampliação da rede de água, cobrindo um número maior de residências. Com isto, a capacidade dos poços artesianos se tornou insuficiente.
Os bairros são abastecidos por dois poços artesianos, um com capacidade de vazão de 25 mil litros por hora e outro de dez mil. “Os poços estão muito distantes dos reservatórios, diminuindo a pressão da água e reduzindo a vazão em 40%.”
Ele observou que devido ao calor, os poços não dão conta de abastecer todas as residências de forma completa. Nos horários de pico, sobretudo, as regiões mais altas ficam sem água.
Como forma de resolver o problema, será aberto um poço ainda hoje. Bergmann observou que tudo deverá ser normalizado até o fim de semana. Serão construídos 500 metros de canalização.
Caso a perfuração do poço não encontre água, um novo poço deverá ser perfurado. De acordo com Bergmann, se isto acontecer, a solução só será possível na próxima semana.
Problema antigo
Em 2009, publicamos uma reportagem mostrando que havia desperdício de água no reservatório do bairro Centenário. A administração municipal se comprometeu a resolver o problema. Um ano depois, nada foi feito e nova reportagem foi realizada.
O reservatório com então capacidade para 85 mil litros estava em condições precárias e milhares de litros de água eram desperdiçados. O local foi desativado e dois novos foram construídos, sanando o problema com o desperdício.