TJ anuncia contratação de funcionários

Notícia

TJ anuncia contratação de funcionários

Para amenizar o déficit de 11 vagas do Foro da Comarca de Lajeado, o Tribunal de Justiça (TJ) projeta encaminhar 58 no­vos servidores para a cidade. O anúncio foi feito na quinta-feira pelo presidente do TJ, desembar­gador Leo Lima, na inauguração do novo prédio.

Com atraso de mais de 40 mi­nutos e sala do Júri lotada foi apresentado para a comunidade o novo espaço de julgamento da cidade. A obra foi iniciada em março de 2009 e teve um investi­mento de R$ 18 milhões.

foroOs recursos são oriundos de um ato normativo firmado en­tre TJ e o Banrisul. O órgão fir­mou usar todos os recursos pro­venientes de lucros operacionais de depósitos judiciais em cons­trução de fóruns.

Hoje tramitam 29.676 processos nas duas Varas Cíveis, duas Varas Criminais, Vara da Família, Juiza­do da Infância e Juventude, Vara Adjunta do Juizado Especial Civil, Vara de Execuções Criminais e Vara adjunta da Direção do Foro.

Para administrá-lo trabalham sete magistrados e 80 funcioná­rios. A Comarca abrange ainda outros sete municípios: Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Mar­ques de Souza, Forquetinha, Sé­rio, Canudos do Vale e Progresso, totalizando mais de 105 mil ju­risdicionados.

O prédio é o maior investimen­to público de Lajeado. Conforme o juiz de uma das varas, Luís An­tônio de Abreu Johnson o prédio foi construído com o esforço da comunidade que ajudou a pres­sionar os que aprovam o destino dos recursos.

Para a juíza e diretora do Foro, Carmen Barghouti o novo prédio trará revigoramento de energia para os funcionários porque trabalharão em um ambiente adequado. Ela fez referência ao livro do historiador José Alfredo Schierlholt, que diz que a comarca de Lajeado foi criada também em uma quinta-feira, no dia 15 de janeiro de 1903.

O desembargador Lima disse que a nova estrutura será funda­mental para melhorar a qualida­de de vida dos servidores, que até então sofrem com problemas de saúde. Ele diz que é alto o núme­ro de licenças e aposentadorias por invalidez.

Para o magistrado essa qua­lidade proporciona um melhor atendimento e aproximação com a comunidade. Segundo ele, cada vez mais o juiz precisa me­lhorar seu relacionamento com as pessoas, visto que está em suas mãos o destino delas, tanto no quesito patrimônio, quanto a saúde e a liberdade.

Nova estrutura

O novo Fórum de Lajeado fica na rua Paulo Frederico Schu­macher, no bairro Moinhos – ao lado do Ministério Público (MP) e tem 6.036 me­tros quadrados. Antes funcionava no centro da cidade com 2.530 metros quadrados.

A estrutura tem oito pavimentos, com qua­tro elevadores (dois públicos e dois priva­dos) e um arquivo do Foro. O prédio está adequado às normas de acessibilidade, com uma rampa para o acesso e banheiros adaptados. No esta­cionamento há vagas reservadas para defi­cientes.

O terreno foi ce­dido pelo governo municipal, em troca do prédio que era do estado e hoje é ocu­pado pelo Comando Regional de Policia­mento Ostensivo (CR­PO-VT), em frente à Praça da Matriz.

O TJ cedeu salas no novo prédio para a Ordem dos Advoga­dos do Brasil (OAB), o Serviço de Assistên­cia Jurídica (Sajur), a Defensoria Pública, o Conselho da Comu­nidade Carcerária, uma agência do Ban­risul e terá um esta­cionamento com 60 vagas. Os cartórios terão cozinha e ba­nheiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais