PT impõe condições para se unir ao PMDB

Notícia

PT impõe condições para se unir ao PMDB

A repetição da aliança formada em 2008, quando PT e PMDB se uniram para dispu­tar o Executivo contra o PP, está ameaçada. Os petistas querem que as pesquisas apontem qual o melhor nome da oposição para acabar com a hegemonia dos progressistas.

No sábado, o deputado esta­dual Luis Fernando Schmidt foi eleito o pré-candidato à Prefei­tura de Lajeado pelo Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, a chance de se coligar ao PMDB é grande, mas descarta ser o vice sem ouvir os eleitores.

“Se qualquer partido (da oposição) apresentar a melhor candidatura, deverá ser o cabe­ça-de-chapa.” Neste momento, Schmidt se considera o nome mais viável para a disputa con­tra o PP.

A aliança entre PT e PMDB foi definida ao término das eleições de 2008. Naquele ano, Schmidt perdeu para Carmen Regina Car­doso (PP) por 373 votos. O petista reconhece o acordo, porém afir­ma que o nome seria baseado nas pesquisas eleitorais – o que ele não abre mão.

Escolha tensa

polCerca de 170 pesso­as escolheram Schmidt como pré-candidato, em um encontro rea­lizado na câmara de vereadores. A disputa estava entre o deputa­do estadual e o atual vereador, Sérgio Kni­phoff. Este retirou a candidatura momen­tos antes da eleição, dizendo que foi em nome da unidade do partido.

O presidente do PT municipal, José Pedro Kuhn ressalta que Sch­midt é pré-candidato do PT à majoritária para prefeito ou para vice, mas diz que a definição depende das futuras coligações. Hoje, só o PSB está com os petistas.

PMDB quer Ito Lanius

Em novembro, uma reunião entre o PMDB e outros sete partidos – PSDB, PTB, PPS, PV, PSD, DEM e PC do B – esco­lheram Ito Lanius como pré-candidato às eleições de 2012. A majoritária é composta pelo deputado estadual Daniel Fontana, do PC do B.

De acordo com Lanius, a composição da majori­tária é provisória. Depen­de se os demais partidos de oposição aderirem aos projetos que são elabora­dos pela coordenação de campanha. Ele acrescen­ta que o cargo de vice-prefeito pode ser ocupa­do por nomes de outras siglas.

Quanto a desistir do cargo de prefeito e as­sumir como vice na co­ligação, o ex-vereador não quis se manifestar. O presidente municipal do PMDB, Celso Cervi não descarta a possibilidade.

Uma nova reunião en­tre os oposicionistas está marcada para abril. Mas, Schmidt afirma que chapa definitiva pode ser poster­gada para junho, quando os nomes devem ser re­gistrados no Tribunal Re­gional Eleitoral (TRE).

No PP, Schumacher é o mais cotado

A indefinição também ronda o PP, atual comandante da adminis­tração municipal. O nome mais cotado é o do ex-prefeito Cláudio Schumacher – eleito prefeito em 1989, 1996 e 2000. Conforme o ex-presidente da sigla e atual vice-prefeito, Sedinei Zen, a maioria dos progressistas quer Schumacher como pré-candidato.

Zen acrescenta que outros nomes são analisados, mas não os conside­ra tão forte quanto o do ex-prefeito. Schumacher afirma que a definição escolha de seu nome nestas eleições são apenas rumores.

Ele considera normal as especula­ções, devido a sua experiência como gestor e a vivência partidária, mas diz que é o momento do PP renovar o quadro de candidatos. Entretanto, não descarta concorrer. “O ‘não’ é uma expressão muito forte e pode ser que eu tenha que concorrer.”

O vice-prefeito é o único que dei­xará a política. Zen afirma que tra­balhará na coordenação da campa­nha de 2012, desde que o candidato seja Schumacher.

Acompanhe
nossas
redes sociais