A repetição da aliança formada em 2008, quando PT e PMDB se uniram para disputar o Executivo contra o PP, está ameaçada. Os petistas querem que as pesquisas apontem qual o melhor nome da oposição para acabar com a hegemonia dos progressistas.
No sábado, o deputado estadual Luis Fernando Schmidt foi eleito o pré-candidato à Prefeitura de Lajeado pelo Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, a chance de se coligar ao PMDB é grande, mas descarta ser o vice sem ouvir os eleitores.
“Se qualquer partido (da oposição) apresentar a melhor candidatura, deverá ser o cabeça-de-chapa.” Neste momento, Schmidt se considera o nome mais viável para a disputa contra o PP.
A aliança entre PT e PMDB foi definida ao término das eleições de 2008. Naquele ano, Schmidt perdeu para Carmen Regina Cardoso (PP) por 373 votos. O petista reconhece o acordo, porém afirma que o nome seria baseado nas pesquisas eleitorais – o que ele não abre mão.
Escolha tensa
Cerca de 170 pessoas escolheram Schmidt como pré-candidato, em um encontro realizado na câmara de vereadores. A disputa estava entre o deputado estadual e o atual vereador, Sérgio Kniphoff. Este retirou a candidatura momentos antes da eleição, dizendo que foi em nome da unidade do partido.
O presidente do PT municipal, José Pedro Kuhn ressalta que Schmidt é pré-candidato do PT à majoritária para prefeito ou para vice, mas diz que a definição depende das futuras coligações. Hoje, só o PSB está com os petistas.
PMDB quer Ito Lanius
Em novembro, uma reunião entre o PMDB e outros sete partidos – PSDB, PTB, PPS, PV, PSD, DEM e PC do B – escolheram Ito Lanius como pré-candidato às eleições de 2012. A majoritária é composta pelo deputado estadual Daniel Fontana, do PC do B.
De acordo com Lanius, a composição da majoritária é provisória. Depende se os demais partidos de oposição aderirem aos projetos que são elaborados pela coordenação de campanha. Ele acrescenta que o cargo de vice-prefeito pode ser ocupado por nomes de outras siglas.
Quanto a desistir do cargo de prefeito e assumir como vice na coligação, o ex-vereador não quis se manifestar. O presidente municipal do PMDB, Celso Cervi não descarta a possibilidade.
Uma nova reunião entre os oposicionistas está marcada para abril. Mas, Schmidt afirma que chapa definitiva pode ser postergada para junho, quando os nomes devem ser registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
No PP, Schumacher é o mais cotado
A indefinição também ronda o PP, atual comandante da administração municipal. O nome mais cotado é o do ex-prefeito Cláudio Schumacher – eleito prefeito em 1989, 1996 e 2000. Conforme o ex-presidente da sigla e atual vice-prefeito, Sedinei Zen, a maioria dos progressistas quer Schumacher como pré-candidato.
Zen acrescenta que outros nomes são analisados, mas não os considera tão forte quanto o do ex-prefeito. Schumacher afirma que a definição escolha de seu nome nestas eleições são apenas rumores.
Ele considera normal as especulações, devido a sua experiência como gestor e a vivência partidária, mas diz que é o momento do PP renovar o quadro de candidatos. Entretanto, não descarta concorrer. “O ‘não’ é uma expressão muito forte e pode ser que eu tenha que concorrer.”
O vice-prefeito é o único que deixará a política. Zen afirma que trabalhará na coordenação da campanha de 2012, desde que o candidato seja Schumacher.