Em dez anos a frota na cidade dobrou. Hoje trafegam pelas ruas 49,6 mil veículos registrados para uma população de 72,3 mil. O desafio é criar planejamentos para evitar problemas como: a falta de locais seguros para estacionar, a insegurança em alguns trechos e os constantes congestionamentos em horários de maior movimento.
Na área de estacionamento rotativo a média mensal é de 26 mil diferentes veículos estacionados. Conforme dados do Departamento de Trânsito, 12,8 mil circulam todos os dias só pela Av. Benjamin Constant.
Desde o início do segundo semestre, a Secretaria de Planejamento (Seplan) reestuda o Plano Diretor de Lajeado. O documento não sofre alterações desde 2006. Entre as soluções apresentadas pela Seplan está a criação de vias e instalação de lojas e serviços fora das áreas centrais para deslocar a demanda de veículos a outros bairros.
A administração municipal realizará novo estudo do sistema viário. O mesmo ocorreu em janeiro de 2010, quando as principais ruas do centro mudaram de sentido. Desta vez, as mudanças ocorrerão no trecho entre o trevo da BR-386 e a entrada da Univates, no bairro São Cristóvão.
O trecho é um dos que tem mais problema. Principal ligação do centro com o bairro, a Av. Senador Alberto Pasqualini registra grandes congestionamentos ao meio-dia e próximo das 19h, quando muitos se deslocam até a Univates. Conforme o diretor do Departamento de Trânsito, Luis Felipe Finckler, esse estudo se inicia nas próximas semanas.
Um veículo por pessoa em 2018
A estimativa é que em 2018 exista um veículo por habitante na cidade. A projeção feita pelo economista Adriano Strassburger leva em conta a média de crescimento dos últimos dez anos. Segundo os dados apresentados, o número de veículos será superior ao de moradores em 2019.
Segundo Strassburger, a média de crescimento do número de veículos entre 2001 e 2011 é de 7,23%, contra uma variação de 1,71% da população no mesmo período. Caso seja mantida esta disparidade, em 2025 haverá 132 mil utilitários para 91 mil habitantes.
Lucro e novos negócios
Se de um lado o aumento de veículos causa transtornos ao trânsito, de outro muito lucram e criam novos negócios a partir dessa realidade. Há pelo menos dois projetos de prédios para estacionamento.
Também é cada vez maior o número de pátios de estacionamentos privados. A maioria na área central da cidade. Lissandro Soares da Costa trabalha há mais de dez anos nessa área. “Todo dia tem gente querendo alugar espaço.”
No local onde trabalha há 25 boxes para carros. Em dias de grande movimento, o pátio comporta até 80. “Estamos nos mudando para um espaço maior. A demanda não para de crescer.” Os preços variam. As tarifas mensais giram em torno de R$ 70 e por hora o valor cobrado é de R$ 2.
Proprietário de uma revenda de carros, Paulo Richter acredita que a população tem hoje um maior poder aquisitivo e credita o aumento de veículos às facilidades de compra. “Os créditos e financiamentos facilitam as compras e as vendas. O mercado cresce muito.” Ele destaca ainda a instalação de montadoras estrangeiras no país, que estariam forçando as nacionais a apresentarem melhores condições para os clientes.
Poucos fiscais de trânsito atuando
Finckler admite que o número de fiscais de trânsito é baixo. São 18 funcionários contratados. Com o período de férias, hoje quatro são responsáveis por todo o sistema viário lajeadense. Segundo o diretor, são necessários mais de 40 para realizar o serviço. “O ideal seria um fiscal para cada mil veículos.”
Para conseguir atender a demanda durante o dia e a noite, costumam realizar horas extras. O diretor informa que dez novos fiscais serão chamados até fevereiro.
Saiba Mais
– Em 2011 foram registrados 3.190 mil novos veículos em Lajeado.
– Para 2019, estimativa prevê 86 mil veículos para 82 mil habitantes.
– Em 2001 o número de veículos era de 24,7 mil para 61 mil habitantes.
– Número de veículos em todo o Vale do Taquari aumentou 82% nos últimos dez anos.
Fonte: A Hora