Um buraco na esquina da Av. Alberto Pasqualini com início da Av. dos Quinze causou um acidente ontem de manhã. Rosane Hauschild, 52, perdeu o controle de sua moto e foi atingida por um veículo Fiesta.
Além dos dois veículos, um terceiro não conseguiu frear e atingiu a traseira do Fiesta. O proprietário de uma sapataria próxima do local afirma que é comum ver carros desviando de buracos. Ele não viu o acidente, mas garante que funcionários públicos fecharam o buraco após o fato. “Deviam ter fechado antes.”
Encaminhada ao hospital, a vítima foi liberada ainda de manhã. Ela teve uma fratura no pé esquerdo e terá de ficar no mínimo 15 dias encostada. “Vou atrás dos meus direitos e cobrar dos responsáveis pela abertura do buraco.” Rosane estava indo ao trabalho, quando sofreu o acidente. Segundo ela, o primeiro desde que fez carteira de habilitação.
“Lembro de sair voando com a pancada”
Deitada no sofá de sua casa, no bairro Universitário, Rosane ainda se recuperava do susto quando recebeu a equipe de reportagem. Diz que procurará advogado para ser indenizada pelo acidente. “Não quero antecipar culpados, mas quase caí em outros buracos e acho que isso deve ter um fim.”
Administração municipal culpa a Corsan
O secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), Mozart Lopes lamenta o episódio e afirma que a responsabilidade pelo buraco é da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). “Eles fizeram o buraco e não sinalizaram de forma correta. Fomos avisados só três dias depois sobre o problema.”
O conserto é feito pelo município, devido à parceria com a estatal. Quando ocorre buracos devido aos vazamentos de cano, a Corsan aciona o Executivo para reformar.
Lopes critica que a reforma realizada após as obras foram malfeitas. E garante que a equipe da Sosur fechará o buraco hoje.
O gerente da Corsan, Carlos Roberto Machado diz que a responsabilidade por fechar os buracos é da Sosur, e depois o valor gasto é cobrado da Corsan. “Pelo que sei a administração municipal fechou o buraco na semana passada.” Ele diz que averiguará a situação.