Rodeio Crioulo une as gerações e tradições

Notícia

Rodeio Crioulo une as gerações e tradições

A 4ª edição do Rodeio Crioulo Estadual, promovido pelo CTG Quero-Quero, começou ontem, no Parque do Imigrante. As provas de laço em dupla – chamadas de raspadinhas – marcaram o início do evento, que vai até domingo.

Entre os tradicionalistas que transitam pelo local, se percebe que o gosto pela vida do campo passa de pai para filho. Mateus Santos, 18, de Santa Cruz do Sul, é um exemplo. Começou nas disputas de tiro de laço com 8 anos, ao lado do pai Téo, 47.

Para eles, este é um momento de praticar o esporte campeiro. Na opinião de Téo, os rodeios envolvem as famílias e revivem o passado.a

Situação semelhante ocorreu com Bianca da Rocha, 15, representante de Cruzeiro do Sul. O pai, Marco, incentivou a menina no trato com os animais desde os 6 anos. “Ela tem mais de cem troféus”, conta o pai, orgulhoso, enquanto a timidez toma conta de Bianca.

Alguns participantes competem com cavalos cedidos pelos patrocinadores. Bianca é uma delas. Conforme ela, isto não prejudica nas disputas. Mas, a partir de hoje, pretende cavalgar com Virgulino Tangará, seu cavalo de estimação.

Gaúchos que vieram de longe

Natural de Relvado, Renato Rongonato mora na capital paulista há 25 anos. Dono de uma churrascaria, trouxe toda a família para acompanhar o rodeio. Com ele, três laçadores de Sorocaba.

Ele conta que veio em todas as edições do rodeio de Lajeado. “É uma forma de matar a saudade do Sul, tchê”, brinca. Rongonato diz que participa de rodeios no interior de São Paulo, mas prefere os do estado “porque lá só toca sertanejo”.

Programação

Dia 12 – Quinta-feira

– 8h: duplas do rodeio

– 20h: gineteada

Dia 13 – Sexta-feira

– 8h: Laço vaqueano (70 anos);

Laço veterano (60 anos);

Laço rapaz (15 até 18 anos);

Laço patrão;

Laço capataz;

Laço Irmãos.

– Duplas do rodeio com laço de pescoço e raspadinha de duplas

– 20h: gineteada

Dia 14 – Sábado

– 8h: Laço piá (12 anos);

Laço guri (12 a 15 anos);

Laço prenda;

Laço pai e filho;

– Crioulaço

– Dupla do rodeio

– 19h30min: abertura oficial do rodeio

– 20h: gineteada

– 22h: shows do grupo Batecasco e Walther Morais

Dia 15 – Domingo

– 8h: duplas do rodeio

– 12h: gineteada em ovelha

– 20h: gineteada

Acompanhe
nossas
redes sociais