Após um ano de estudo, está em fase final o projeto do túnel da BR-386 que liga os bairros Centenário e Bom Pastor. No próximo mês, o secretário de Obras, Mozart Lopes deverá entregá-lo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A obra está orçada em R$ 4 milhões e deverá ser custeada pelo governo federal. |
A construção servirá para amenizar o problema da passagem irregular de veículos sobre a pista naquele ponto. No local acontecem acidentes de trânsito e atropelamentos com frequência.
Serão pavimentadas as ruas Carlos Gomes, do Centenário, e a Zeno Schmatz, do Bom Pastor. Elas receberão o fluxo do túnel. As ruas Nilo Cardoso e Erly Bach, no parque industrial do Centenário, foram asfaltadas.
O governo municipal gastou R$ 43 mil na elaboração do projeto. Ele é composto por parte técnica, estudo de solo e parte estrutural. Lopes justifica que planos de obras maiores custam de 1 a 3% o valor da obra. O material será doado ao governo federal por um termo oficial assinado pela prefeita.
“Entregando o material pronto só faltará a liberação da verba. A obra poderá ser um adicional a duplicação da BR-386, Estrela até Tabaí.” O secretário acredita que a obra poderá ser executada ainda em 2012.
A estrutura do túnel será adaptada a receber a duplicação mais tarde. Nele poderão passar veículos leves e pesados, ciclistas e pedestres. Serão 13 metros de largura de pista, dois metros de ciclovia, dois metros de calçada e um metro de canteiro.
O projeto tem apoio da: Sulvias, Ministério Público de Lajeado, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Câmara de Vereadores de Lajeado, Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Indústria e Comércio (CIC-VT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Univates, Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), União das Associações dos Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla) e Sindicato dos Lojistas (Sindilojas).
Pedestres e ciclistas terão duas pontes de ferro
Em até 30 dias, pedestres e ciclistas terão mais duas opções de transitar em segurança. Na segunda-feira, foram licitadas duas pontes de ferro. Elas ficarão juntas às pontes do bairro Florestal, ao lado da rodoviária, e sobre o Arroio Saraquá, na Av. Beira Rio, no bairro Conservas.
As pontes terão um metro de largura para pedestres e dois metros de largura para ciclistas. O investimento será de R$ 150 mil do município.
Como será o túnel
– 13 metros de pista;
– 2 metros de ciclovia;
– 2 metros de ciclovia;
– 1 metro de canteiro.
Túnel da ERS-130 em andamento
A passagem inferior da ERS-130 que ligará os bairros Universitário e Campestre está 50% concluída. As obras se iniciaram em 2010. Desde o início do mês, foram colocadas 60 estacas de sustentação de 22 metros de profundidade e nos próximos dias começam as obras para moldar a estrutura que dará forma ao túnel.
Desde o início das obras o trecho da rodovia, entre o Posto do Arco e a sede campestre do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer), está interrompido. Os motoristas desviam pelas ruas Juscelino Kubitschek, no bairro Campestre, e Epitácio Pessoa, no Universitário. Nestas ruas serão feitas rotatórias.
A rua Juscelino Kubitschek, no bairro Campestre, estará ligada a rua Paulo Emílio Thiesen, e com a RS-130 e a Epitácio Pessoa, no bairro Universitário fará ligação direta com a Av. Amazonas, e com a rua Fábio Brito de Azambuja.
A obra estava projetada para estar pronta até o fim de maio. O secretário diz que as chuvas e demora no repasse de valores atrasaram a obra. A nova previsão é de pelo menos mais 120 dias.
Este túnel estava orçado em R$ 2,2 milhões, 1,8 milhão do estado e R$ 460 mil do município. Contudo, teve um acréscimo de R$ 328 mil no seu orçamento porque duas pedras de grandes proporções estão no local por onde passará o túnel.