O quadro do Legislativo lajeadense, que hoje é de 33 funcionários, sofrerá redução nos próximos dias. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgará um parecer de irregularidades de quatro cargos de confiança criados em 2006, considerados incompatíveis com a constituição federal, com base no Superior Tribunal Federal (STF). Foram avaliadas irregulares nas contratações de dois auxiliares de bancada, nove assessores parlamentares, um assessor legislativo e um assessor de registros protocolares. A decisão foi tomada na sessão do TCE do último dia 4, e agora, segundo o supervisor da Auditoria Municipal do TCE, Leo Arno Richter, está em transcrição para posterior divulgação.
De acordo com Richter, após a publicação do parecer, o presidente do Legislativo, Ito Lanius, terá um prazo de 30 dias para ajustar as irregularidades, exonerando os 13 funcionários de seus cargos, sem que seja aplicada multa, ou exigida a devolução de salários recebidos no período de trabalho exercido. “Não cumprindo a lei, a justiça poderá punir com o pedido de reembolso dos valores gastos”, explica. O supervisor informa que o parecer diagnosticou que os cargos criados têm atribuições de atividades rotineiras e não de chefia, direção ou assessoramento, contrariando o que a constituição federal prevê para contratação de cargos de confiança.
Câmara poderá recorrer
O supervisor explica que a decisão do TCE é de primeira instância, cabível então de recurso por parte do Legislativo. Questionado sobre o assunto, o assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Lajeado, Evandro de Quadros disse desconhecer o parecer e não se manifestou sobre o assunto. Assim como Quadros, o presidente Ito Lanius afirma que aguardará a notificação para então se manifestar sobre a questão.
Cargos irregulares
Assessora de Registro Protocolares
Gabriele Cristiane Berté
Assessora do Legislativo
Greice Dossena
Assessores parlamentares
Dária Dionísia Beuren – (Waldir Blau) – PP
Eloir Sérgio Deitos – (Sérgio Kniphoff) – PT
José Oswaldo da Silva Centena – (Paulo Tori) – PDT
Márcia Inês Blum Koch – (Carlos Ranzi) – PP
Matheus Fernando Scheid – (Delmar Portz) – PSDB
Mercedes Dalci – (Eloede Conzatti) – PT
Oclésio de Oliveira – (Lorival Silveira) – PP
Salete Maria da Silva – (Antonio Schefer) – PTB
Vanderléia Bottega – (Hugo Vanzin) – PMDB
Auxiliar de bancada
Janaína Giovanella – PT
William Henrique da Silva – PP