Mesmo não tendo sido divulgado no Diário Oficial, a primeira etapa das obras de duplicação de 33,5 quilômetros da BR-386, orçada em R$ 49,5 milhões, está finalmente saindo do papel. Após 11 empresas apresentarem suas propostas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), escolheu na manhã desta terça-feira, o consórcio vencedor, formado pelas empresas Conpasul de Estrela, Cotrel de Santa Maria, Iccila também de Estrela e Momento sediada em Curitiba. Partiu deste consórcio o menor preço para execução da obra, com um valor de R$ 147.418,569. Segundo o sócio-administrador da Conpasul, Nilto Scapin, o Dnit tem cinco dias para divulgar o resultado oficial e conferir as planilhas com a apresentação dos valores. “Após isso, aguardaremos a Licença de Instalação do Ibama para iniciarmos as obras”, informa, acrescentando que as obras iniciam no máximo em dois meses, e que o prazo para execução da primeira etapa da é de três anos.
Para o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), José Luis Cenci, o fato do consórcio vencedor ser da região deve ser comemorado. “Assim fica mais fácil de fiscalizarmos”, salienta. Sobre a licença do Ibama, Cenci garante que já está bem encaminhada, e que no máximo em 30 dias ela deve ser liberada. “Não será isso que vai nos atrasar agora”, garante. Cenci diz que a partir de agora inicia-se uma nova batalha, desta vez para consolidar a duplicação até o município de Soledade. “Teremos de iniciar uma nova mobilização, juntando lideranças, a bancada gaúcha, para buscar no mínimo R$ 70 milhões para 2011’, salienta. O vice-presidente diz que o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) buscará verbas junto ao Programa de Aceleração do Crescimento 2, mas salienta que a prioridade inicial será realizar a obra até a entrada de Forquetinha.