Lajeado – Após o Conselho Municipal de Trânsito anunciar a liberação do estacionamento após as 19h, lojistas e comerciantes que têm estabelecimentos no lado direito da via reuniram-se nesta quarta-feira para reivindicar a liberação no horário comercial. Segundo o empresário Gabriel Heineichs, que tem uma empresa de processamento de dados, um abaixo-assinado foi protocolado junto à administração municipal, duas semanas após as mudanças no trânsito. “Eles ficaram de dar uma resposta, mas para nossa surpresa apresentaram esta péssima solução”, opina, se referindo aos horários da liberação. Ele diz que a comissão se reuniu com representantes da administração de Lajeado e que essa consultará o engenheiro Adriano Panazzolo,para que ele decida a melhor solução. “Quando chegar esse diagnóstico por escrito reivindicaremos junto à prefeita o fim da proibição do estacionamento”, explica.
Presente no encontro, o ex-secretário de Assuntos Extraordinários de Lajeado, Isidoro Fornari, explica que a questão foi repassada ao engenheiro que pediu um prazo para apresentar uma solução. Questionado sobre o assunto, o diretor do Departamento de Trânsito, Luis Felipe Finckler, afirma que a ideia de abrir o estacionamento só a partir das 19h partiu da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Associação Comercial e Industrial e do Sindilojas. “Foram os próprios representantes desses comércios que sugeriram essa modificação”, afirma. O presidente da CDL de Lajeado, Elton Faleiro, nega a afirmação de Finckler, e garante que a proposta foi apresentada pelo Departamento de Trânsito. “Aceitamos essa modificação como sendo um avanço nas negociações. Mas o que buscamos é que o estacionamento seja liberado durante todo o horário comercial”, diz.
Entenda o caso
Após as mudanças na parte central do trânsito de Lajeado, o estacionamento da Av. Benjamin Constant, no trecho entre o Posto Faleiro e a rua Silva Jardim, foi proibido. Programada para entrar em vigor no mês de maio, a nova mudança autoriza o estacionamento neste trecho, porém só em horários específicos. De segunda a sexta-feira, será permitido estacionar das 19h às 7h do dia seguinte, e nos finais de semana o horário será das 14h de sábado até 7h de segunda-feira.
Diminuição nas vendas e no número de clientes
Instalado há dez anos na Av. Benjamin Constant, José Rudi Schnorr garante que suas vendas caíram quase 20% desde a mudança do trânsito. Segundo ele, muitos clientes reclamaram e afirmaram que muitas vezes desistiram da compra por falta de vagas de estacionamento. “As pessoas têm que estacionar do outro lado, onde quase nunca há vagas e atravessar essa movimentada avenida”, diz, acrescentando que com as mudanças os veículos andam mais rápidos. Ele diz que as empresas que realizam entregas para a loja estão reclamando, pois precisam descarregar do outro lado da via e atravessá-la com produtos pesados. “Está tudo errado”, desabafa. Dona de uma loja de cosméticos localizada na avenida, Adelaide Antunes de Souza tem razões para reclamar. “Meus clientes estão deixando de vir por enfrentarem muitas dificuldades no momento de achar vagas para os veículos. Elas acabam desistindo”, lamenta.