O processo de desassoreamento do Arroio Forquetinha, em Canudos do Vale, tem início na tarde desta terça-feira, 13. Segundo o prefeito Maico Berghahn (PSB), estudos prévios apontaram que não há acúmulo de terra, apenas de cascalhos, os quais, após a retirada, serão reaproveitados em obras públicas do município.
A limpeza começará na ponte recém-inaugurada na área central da cidade e seguirá até a comunidade de Nova Berlim, em um trecho de aproximadamente dois quilômetros. Berghahn afirma que a operação será fundamental para evitar novas inundações nas residências localizadas às margens do arroio, um problema recorrente, segundo relatos de moradores. Além desse local, outros dois pontos também serão contemplados com o serviço.
Com pouco mais de cinco meses de mandato, o prefeito tem direcionado esforços para a recuperação do município, fortemente afetado pela catástrofe climática de maio do ano passado. A ponte recém-inaugurada é uma das ações já entregues, e outras três estão em fase de construção. Segundo Berghahn, juntas elas representam um investimento de R$ 12 milhões.
Buscando complementar o orçamento municipal, que gira em torno de R$ 25 milhões, o gestor tem mantido diálogo com os governos estadual e federal em busca de novos recursos. Entre as alternativas, ele destaca a utilização do Funrigs para a recuperação de estradas e a construção de novas pontes.