Folhito compartilha experiências em forúm sul brasileiro

ENERGIA LIMPA

Folhito compartilha experiências em forúm sul brasileiro

Empresa usa de tecnologias avançadas na transformação de resíduos em biometano

Folhito compartilha experiências em forúm sul brasileiro
Visita com grupo do fórum técnico ocorreu ontem à tarde. (Foto: JÉSSICA MALLMANN)
Lajeado

Reconhecida nacionalmente pelo uso de tecnologias avançadas na transformação de resíduos em biometano, um gás natural renovável, a Folhito Fertilizantes Orgânicos recebeu, nessa quinta-feira, 10, a visita de integrantes do 7° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Considerado o maior evento do país relacionado à área, o encontro reúne participantes de 22 estados e 17 países. O seminário visa promover discussões e a troca de experiências entre especialistas, além de proporcionar visitas técnicas a cases de sucesso.

“A empresa utiliza um sistema integrado que combina compostagem e biodigestão anaeróbia para tratar diversos tipos de resíduos orgânicos, transformando-os em fertilizantes de alta qualidade e biogás”, explica o sócio-diretor Fernando Lanius.

Embora o mercado ainda esteja em fase de desenvolvimento, o interesse pelo setor tem aumentado, refletido no crescente número de participantes. “No primeiro ano, tínhamos pouco mais de 100 participantes; nesta edição, ultrapassamos 800 participantes de todo o país”, observa o diretor.

Orgulhoso pelo reconhecimento da empresa, Lanius compartilha que durante a visita dos especialistas, muitos comentários foram feitos elogiando o trabalho da Folhito e destacando como a empresa contribui para um ambiente mais sustentável.

Alinhada com sua missão de ser ambientalmente consciente e carbono neutro, a Folhito também mantém uma parceria com a maior frota verde do país, a Reiter Log, que utiliza o biometano como combustível. O diretor ressalta que esse gás não contribui para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Atualmente, o Brasil é um dos principais exportadores de fertilizantes do mundo, o que favorece o crescimento da empresa. Lanius destaca que, para acompanhar o mercado global, a Folhito investiu em materiais europeus e realizou visitas técnicas à China para compreender melhor o mercado e fazer expansões adequadas ao presente e ao futuro.

Empresa em Números

  • 30 anos de atividade
  • Atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina
  • Capacidade de produção: 570 toneladas de adubo por dia
  • Produção diária de biometano: 9 mil m³
  • Produção anual de fertilizante orgânico: 150.000 toneladas
  • Purificação do biogás: eleva o metano de 60% para 95%, transformando-o em biometano
  • Usos do biometano: combustível veicular e geração de energia elétrica
  • Carga orgânica diária: comparada à quantidade gerada por uma cidade de 300,8 mil habitantes

Acompanhe
nossas
redes sociais