Sesc Circo estreia com foco na cultura e na educação

10ª EDIÇÃO

Sesc Circo estreia com foco na cultura e na educação

Maior evento circense do Rio Grande do Sul, iniciativa ocorre de 8 a 13 de abril, na Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão

Sesc Circo estreia com foco na cultura e na educação
Entre os participantes do evento, estão artistas de fora do estado, como o Circo Zanni, de São Paulo. (Foto: BIBIANA FALEIRO)
Lajeado

Oficinas, apresentações em escolas e espetáculos circenses marcam a programação do Sesc Circo, que vem pela segunda vez consecutiva a Lajeado. Desde ontem, 8, as atividades ocorrem na lona da Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão, além das ruas da cidade. As atividades, culturais e educativas, seguem até domingo, 13.

A 10ª edição do Sesc Circo, considerado o maior festival circense do Rio Grande do Sul, reúne artistas renomados de diversas regiões do Brasil e do exterior, que se destacam como referências mundiais na arte do circo. Os participantes também são de locais como Porto Alegre, São Paulo, Distrito Federal e Curitiba, além de atores locais.

Neste ano, os espetáculos ainda contam com a Palhaça Maçaroca, interpretada por Pati De La Rocha, como mestre de cerimônias. A artista atua com palhaçaria desde 2015, é produtora e idealizadora do espetáculo Cabarezin, vencedor de três Prêmios Açorianos em 2022, além de ser produtora do Festival Palhaças do Sul. Ela também é atriz, iluminadora e sonoplasta.

O sucesso da edição anterior do Sesc Circo em Lajeado foi o que trouxe o evento para a cidade outra vez. Betina Durayski, diretora do Sesc no município, afirma que comunidade abraçou o festival de 2024, com sessões lotadas. “Lajeado é a única cidade no estado que está recebendo toda essa programação do festival. Além de toda a programação gratuita na lona, a gente também tem espetáculos nas escolas, e esta é a importância do evento”, destaca.

Betina ressalta esta como uma edição comemorativa aos 10 anos do projeto. Segundo ela, são 21 espetáculos e mais de 36 sessões que compõem o festival.

Números de destaque

Nos destaques da programação, a coordenadora de Artes Cênicas, Visuais e Artes do Sesc-RS, Jane Schoninger, cita o Circo Zane, grupo de São Paulo com mais de 30 anos de experiência, que abriu a programação do festival na tarde de ontem.

Outra atração é um espetáculo gaúcho chamado “Esplendoroso Meio-Circo”, da companhia Furdunço Coletivo de Circo, com artistas de grande trajetória com a arte de rua, que se reuniram durante a enchente do ano passado. O grupo começou a se apresentar em abrigos de Porto Alegre e montou um espetáculo próprio.

“Todos esses grupo trazem técnica, além de toda a comicidade. Também vale conferir o parque do circo, que vai estar montado no largo da lona. São vivências circenses com diversos equipamentos de circo para crianças e famílias”.

Segundo Jane, a programação é elaborada a partir de muita pesquisa. “A gente acredita que um festival assim tem grande importância, porque ele acaba tendo muitos espetáculos num curto período de tempo”. Jane acredita que o formato possibilita para uma comunidade, o desejo de continuar se interessando e consumindo a cultura.

Sobre o festival

O Sesc Circo é um festival do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que busca apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura.

Os ingressos para os espetáculos na lona estão disponíveis de forma gratuita. Os interessados em participar da atividade podem retirar o ticket online, pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.

Para os espetáculos na lona durante a noite e no fim de semana, o Sesc Lajeado faz a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível, que será revertido ao Programa Mesa Brasil. Mais informações pelo WhatsApp (51) 98924-4318.

Programação

  • Quarta-feira (9/04)
    9h às 11h – Oficina de Malabares
    9h30min e 15h30min – Caravana Circo Cedelinho
    10h – Todo Lugar é um Circo
    10h – Crashhh
    14h às 16h – Oficina Circo Nós
    15h – 2 Lunáticos
    15h e 20h – Clake
    19h – Circo de Rua
    20h – Circolando Por Aí
  • Quinta-feira (10/04)
    9h às 11h – Oficina de Malabares e de Bolhas
    9h30min – Caravana Circo Cedelinho
    10h – Junto
    10h, 15h e 20h – Bate Pra Tua Patota
    15h – Circo da Rarley
    18h – Oficina de Bolhas
    19h – O Riso Mágico de Marcelino
    20h – Circolando Por Aí
  • Sexta-feira (11/04)
    9h às 11h – Oficina de Acrobacia de Solo
    10h – O Circo da Rarley
    10h – O Incrível Circo do Churumello
    15h – Junto
    15h e 20h – Charivari Circo
    15h30 – Caravana Circo Cedelinho
    17h às 21h – Parque do Circo
    19h – Performance com Churumello Circus
    21h – Folia Fiapo de Manga
  • Sábado (12/04)
    15h às 19h – Parque do Circo
    16h – Concerto em Ri Maior
    17h – Ripsódia
    18h – Asfalto
    19h – O Incrível Circo do Churumello
    20h – O Esplendoroso Meio-Circo
    21h – Pocket Cabaré do Amor Rasgado
  • Domingo (13/04)
    15h às 19h – Parque do Circo
    16h – Aipim, o Palhaço das
    Pernas de Pau
    17h – O Esplendoroso Meio-Circo
    18h30min – Ripsódia
    19h30min – Concerto em
    Ri Maior

Acompanhe
nossas
redes sociais