A Administração Municipal de Mato Leitão avança no fortalecimento do sistema de abastecimento de água com a adesão ao programa “Poço Legal”. A iniciativa, criada pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 54.343/2018, busca regularizar os sistemas de captação e promover o uso responsável das águas subterrâneas.
No dia 3, representantes das seis associações hídricas do município participaram de uma reunião no Auditório do Centro Administrativo. O encontro reuniu o prefeito Arly Stöhr, secretários, técnicos e integrantes da equipe de Governança. Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico técnico elaborado pelo geólogo Leandro Petry, contratado pelo Município.
O estudo analisou a situação dos poços artesianos que operam na cidade. A partir das informações, a Administração pretende orientar as entidades sobre adequações necessárias, com foco na regularização por meio da outorga, autorização legal para o uso dos recursos hídricos.
Mato Leitão possui cerca de 113 mil metros de rede hídrica. A maior associação do município é a Asagua, responsável pelo abastecimento de 4.071 pessoas na área urbana. No interior, outras cinco entidades garantem o fornecimento com base em sistemas independentes.
Confira os números do abastecimento:
– Associação Hídrica Duque de Caxias: 1.170 pessoas atendidas
– Associação Hídrica Santo Antônio: 1.060 pessoas
– Associação Hídrica São José (Arroio Bonito): 920 pessoas
– Sociedade de Águas Travessão de Boa Esperança Alta: 675 pessoas
– Sociedade Hídrica Aurora (Sampaio): 230 pessoas
Com o apoio do programa Poço Legal, a meta é garantir segurança hídrica, legalidade e preservação dos recursos naturais em todo o território do município.