Depois de perder quase toda a frota na enchente de maio, a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), de Estrela, vive agora um momento de renovação e esperança. A doação de cinco novos barcos, remos e coletes, feita pela Confederação Brasileira de Canoagem, transformou um cenário de incertezas em um novo ponto de partida. Um impulso para que os atletas sigam remando cada vez mais longe.
“É um alívio para todos nós. Esses equipamentos são essenciais para manter a qualidade dos treinos, continuar formando atletas de alto nível e seguir com nosso trabalho de educação e cuidado com o rio”, destaca o treinador, Francisco Lepkoski (Chico).
Os materiais vieram de Cascavel (PR) e chegaram a Estrela na segunda-feira, 7, à noite. Segundo Chico, foram três barcos modelo K1 – caiaque fabricado para ser usado em provas de canoagem velocidade – e dois modelo mini K1.
Hoje a Aeca se mantém por meio de parcerias. A exemplo do projeto “Estrelas do Rio”, idealizado pelo governo de Estrela. Além de incentivar a prática esportiva entre os jovens, a iniciativa possui cunho socioeducativo, que visa o trabalho ecológico em benefício do rio. “Através disso conseguimos repassar os ensinamentos do esporte para a vida. O maior retorno para nós são esses valores que os atletas vão levar para toda a vida”.
Próximas competições
Nesta quarta-feira, 9, cinco atletas da Aeca embarcam para Lagoa Santa (MG), onde disputam a Copa Brasil de Canoagem de Velocidade. A competição, que ocorre de 11 a 13 de abril, também é etapa da seletiva nacional.
Representam o Vale os atletas:
- Calebe de Almeida
- Larissa Alert
- Cristian Prado
- Leonardo Michels
- Francisco Lepkoski