Moradores do Montanha cobram transferência da secretaria de Obras

LAJEADO

Moradores do Montanha cobram transferência da secretaria de Obras

Circulação de caminhões e maquinários provoca poeira e barulho. Em 2024, câmara aprovou proposta do governo que previa mudança da estrutura para o Bom Pastor

Moradores do Montanha cobram transferência da secretaria de Obras
Trânsito diário de caminhões e máquinas está entre as queixas de moradores. (Foto: Henrique Perdersini)
Lajeado

O fluxo de caminhões, retroescavadeiras e outros máquinas que entram ou saem do parque de máquinas de Lajeado é rotina para os moradores do bairro Montanha. A realidade não agrada a comunidade, ao ponto dos proprietários ficarem constrangidos em receber visitas pro conta da poeira ou barulho. Em alguns casos, a decisão é mais inclusive com intenção de vender as moradias.

Em maio de 2024, um projeto aprovado pela câmara renovou a esperança dos moradores e quem transita pelo Montanha. A proposta é de transferir toda a estrutura da rua Paulo Schlabitz para o bairro Bom Pastor e permutar o terreno com a empresa Bebidas Chiamulera. Quase um ano depois, a negociação não foi concluída e segue sem prazo.

A secretária da Associação de Moradores do Montanha, Silvane Kohlrausch, entende que há um prejuízo na qualidade de vida para quem mora no entorno da sede da secretaria de Obras e o fluxo no trânsito na Avenida Benjamin Constant. “Estamos no aguardo há anos. Os moradores sofrem com a poeira e barulho. Tem um entra e sai de caminhão da prefeitura com terceirizados. Para saber ao certo, só morando aqui. Trata-se de empatia. Se a prefeita tiver, ela vai se debruçar sobre o projeto e fazer a mudança. É uma questão de saúde pública. As pessoas estão tristes com o lugar onde moram”, critica.

Silvane também reclama do impacto no trânsito, pela lentidão que provoca a circulação dos caminhões, rolo compressor e demais equipamentos.

Projeto em construção

De acordo com o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Alex Schmitt, o governo não desistiu da modificação na sede da secretaria de Obras. “o parque de máquinas será transferido, mas sem perspectiva de até quando, por ora. Estamos projetando o novo local, está em fase de projeto arquitetônico.

Apesar de integrar a base de governo na câmara, Heitor Hoppe (PP) abordou o tema na sessão desta semana e pediu agilidade na mudança de local. “Problemas todos os dias para os moradores”, reforça.

Sobre a proposta

O local onde ficam os veículos, maquinários, estoque de materiais, oficina e sede administrativa seria incorporado pela empresa Bebidas Chiamulera, no plano de expansão da fábrica atualmente instalada próximo da secretaria. Em contrapartida, a indústria adquire uma área para realocação dos maquinários, na Rua Hermes Jaeger, bairro Bom Pastor.

Na negociação, há uma devolutiva da empresa para o município de R$ 1 milhão. O texto prevê ainda o alargamento da rua Hermes Jaeger, que liga a avenida Benjamin Constant com a Pedro Theobaldo Breitenbach, no bairro Conventos.

Acompanhe
nossas
redes sociais