Há 20 anos, professor Lothar Hessel comemorava 90 anos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, professor Lothar Hessel comemorava 90 anos

Professor, escritor, pesquisador, acadêmico e historiador, Lothar Francisco Hessel nasceu em 31 de março de 1915, em Estrela, filho de Theobaldo Hessel e Maria Paraná Hessel. Há 20 anos, ele comemorava os 90 anos de vida.

Hessel concluiu seus estudos primários em Estrela, hoje, Arroio da Seca, município de Imigrante, e depois seguiu para o Seminário em São Leopoldo. Casou em 1942 com Noely Ribeiro Hessel, com quem teve quatro filhos.

Hessel se formou em Letras Neolatinas em 1951, pela antiga faculdade de Filosofia da Ufrgs, trabalhou na Livraria Globo, na Secretaria de Educação e também foi professor na Universidade Federal do Rio do Grande do Sul e na Unisinos.

O escritor era membro da Academia Riograndense de Letras e do Instituto Histórico Geográfico do Estado. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente do Círculo de Pesquisas Literárias, em 1966. Além disso, tinha vários livros publicados.

Em 2004, tinha relançado um de seus livros, “O Município de Estrela – História e Crônica”, publicado originalmente em 1983 e reeditado em 2004. Hessel faleceu em Porto Alegre, em 2007.

Enquanto isso…

Time do São Paulo vencia o Estadual – O São Paulo Futebol Clube vencia o campeonato estadual de 2005 pela 21ª vez. A última vez que tinha conquistado o título tinha sido em 2000. A vitória foi a primeira do ano. Ao longo de 2005, o SPFC venceu a Libertadores em julho e, no fim do ano, no Japão, conquistou o mundial pela terceira vez.

Há 50 anos…
“Até a polícia foi presa na prefeitura”

Essa era a manchete da semana no Jornal Nova Geração de Estrela. Numa quarta-feira à noite, dia de sessão do Legislativo, três vereadores do MDB, seis da Arena, além do presidente da câmara, dois soldados da Brigada Militar, um funcionário municipal e um repórter ficaram trancafiados no prédio da prefeitura de Estrela, quando a sessão da câmara terminou. As portas da prefeitura estavam trancadas com chave quando os presentes quiseram ir embora. Um vereador teve que apitar para um taxista pela janela para sinalizar o ocorrido.

Jornais da época noticiavam o caso atípico

A situação durou cerca de 20 minutos, até que o secretário de Administração, Jesus Renato Paz, chegou e abriu as portas. O presidente José Valmor Fernandes (que recém tinha sido expulso do MDB, vale lembrar) chamou um advogado para entrar com um pedido, em nome da câmara, para que o Legislativo tivesse uma chave própria, já que as sessões ocorriam na prefeitura.

Na época, o prefeito Gabriel Mallmann justificou que o secretário Paz deveria ficar até o fim da sessão, mas foi antes para casa e pretendia voltar no horário habitual de fim da sessão. Há meses, havia uma cisão entre o Executivo e o Legislativo da cidade, o prefeito (MDB) estava em conflito com a Arena e comentou ser “um bom castigo para os vereadores do partido oposto, que tem atrapalhado o bom andamento dos trabalhos da Administração.”

Hoje é

  • Dia Nacional do Parkinsoniano
  • Dia Mundial dos Animais de Rua
  • Dia Internacional de Alerta às Minas Terrestres

Santo do dia: Santo Isidoro de Sevilha

Acompanhe
nossas
redes sociais