O primeiro Summit Sicredi de Sustentabilidade contou com representante das Cooperativas Escolares de Estrela. Aluna da Emef Odilo Afonso Thomé, Emanuele Winter esteve presente no evento que ocorreu nos dias 26 e 27 de março, em Natal, Rio Grande do Norte.
Durante o congresso, foi apresentada a Assembleia da SicrediPar, que contou com a presença de todos os presidentes e diretores executivos das 103 cooperativas Sicredi de todo o Brasil.
A Sicredi Ouro Branco RS/MG fomenta 41 cooperativas escolares numa proporção de pouco mais de 280 existentes em todo o Sistema Sicredi. Por isso, recebeu convite da Fundação Sicredi para levar estudante em cargo de presidência de Cooperativas Escolares para relatar a experiência no processo de gestão e assemblear.
Emanuele, de 14 anos, é estudante do 9º e a atual presidente da Odilo Cooper – Cooperativa Escolar dos Estudantes da Emef Odilo Afonso Thomé e vice-presidente da FECOOPES Laços da Cooperação – Federação das Cooperativas Escolares das Sicredi Ouro Branco RS/MG e Sicredi Serrana RS/ES.
O relato da aluna, a partir do trabalho desenvolvido, tanto na fundação e gestão da Odilo Cooper, quanto na Federação, é inspiração para os demais presidentes, assim como estímulo para o conhecimento do programa Cooperativas Escolares para as Cooperativas em que ele ainda não está implementado.
No Programa Cooperativas Escolares do Sicredi, os estudantes são desafiados a criar e desenvolver uma Cooperativa Escolar com finalidade educativa e a vivenciar os princípios e valores do cooperativismo, em busca de contribuir para um mundo mais humano e solidário. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, bem como desenvolver a liderança, o empreendedorismo, a educação financeira e a inclusão social.
Experiência singular
Durante a viagem, Emanuele esteve acompanhada da mãe Lovani Wahlbrink Winter e da analista de Relacionamento da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Amábile Tolio Boessio, que coordena o Programa Cooperativas Escolares na Cooperativa.
“Asim que pôde, Emanuele perguntou se poderia assistir a Assembleia da SicrediPar e justificou seu pedido, pois gostaria muito de aprender e observar esse momento tão importante para o Sistema”, destaca Amábile.