Inicia nesta sexta-feira, 4, a programação do Abril Verde em Venâncio Aires, com foco na conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A campanha, promovida pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) em parceria com a Secretaria de Saúde, tem como objetivo mobilizar trabalhadores, empregadores e a comunidade para adotar práticas que garantam ambientes laborais mais seguros.
A primeira atividade será a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no Salão Piazito, do Clube de Leituras. O evento é aberto ao público e contará com palestras e debates sobre políticas de saúde no trabalho e os desafios das novas relações laborais.
De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, da Vigilância em Saúde do Trabalhador, o Abril Verde busca sensibilizar toda a comunidade sobre os riscos ocupacionais, sejam eles em atividades formais ou informais. “O município organiza a programação com ações voltadas ao público para chamar a atenção sobre a importância de trabalhar com cuidado, evitando o adoecimento e acidentes de trabalho”, ressalta.
Dados preocupantes
Em 2023, Venâncio Aires registrou 699 acidentes de trabalho, 11 doenças relacionadas ao trabalho e três óbitos. Já em 2024, foram contabilizados 647 acidentes, sete doenças e oito mortes. “Esses números reforçam a importância de iniciativas como o Abril Verde, que visa prevenir situações que coloquem em risco a saúde e a vida dos trabalhadores”, destaca o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa.
Programação diversificada
Além da Conferência de hoje, outras atividades estão previstas ao longo do mês, incluindo palestras para trabalhadores urbanos nos dias 9 e 10 de abril e uma roda de conversa com trabalhadores rurais no dia 15, na localidade de Linha Paredão Pires. Também haverá ações voltadas à atualização da situação vacinal dos trabalhadores nas unidades de saúde.
A campanha Abril Verde se inspira em datas simbólicas como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ambos celebrados em 28 de abril.
Programação:
04/04 – Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, no Salão Piazito do Clube de Leituras, aberta à população em geral
- 8h30min – Credenciamento
- 9h – Abertura
- 9h20min – Leitura do Regimento
- 9h30min – Palestra: Política Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador da Saúde do Trabalhador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrício Weiss.
- 10h30min – Palestra: Saúde do Trabalhador como Direito Humano: Desafios das Novas Relações de Trabalho e o Papel da Participação Popular, ministrada pela enfermeira e doutoranda em Promoção da Saúde na UNISC, Daiane Raquel Kist Back.
- 11h30min – Intervalo para almoço
- 13h – Formação de grupos de discussões
- 14h30min – Apresentação de propostas
- 15h30min – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual
Atenção ao Trabalhador(a) da área urbana
- 09/04 – 10h: Palestra: Importância da Prevenção do Acidente de Trabalho, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para funcionários da Instituição, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Júlio Frederico Voese.
- 10/04 – 8h: Palestra: Prevenção de acidentes com veículos e máquinas, na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), para servidores da Secretaria, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador da Saúde do Trabalhador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrício Weiss.
- 15/04 – Conversa com o Trabalhador(a) Rural, em Linha Paredão Pires, aberta à população rural em geral
- 9h – Recepção
- 9h – Realização de testes rápidos: glicemia de jejum, HIV, sífilis e Hep. B e C
- 10h – Palestra: Saúde e segurança no uso de insumos químicos e prevenção de acidentes com tratores, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador da Saúde do Trabalhador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrício Weiss.