A Casa de Cultura de Encantado recebe a partir do dia 1º de abril, às 19h, a exposição “Destemidos”, projeto da Dália Alimentos. O evento contará com apresentações da Orquestra Municipal e do Coral Vida e Canto.
A obra, de autoria de Charles Tonet e Tânia Tonet, explora a evolução histórica do cooperativismo, desde seus primórdios em Rochdale, Manchester, até o modelo de empreendedorismo neo cooperativista. A exposição também destaca a contribuição dos imigrantes no desenvolvimento regional e a história da Cooperativa Dália, como exemplo de cooperativismo no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.
A primeira edição foi impressa em 2017 com recursos próprios da cooperativa. O acesso será gratuito e a exposição ficará disponível por 30 dias. A proposta é analisar o cooperativismo, destacando suas diferenças em relação a outros modelos de negócios, além de refletir sobre o futuro do movimento e a relação entre cooperativa e associados.
Ricardo Werner, coordenador de Cultura de Encantado, declara: “Resgatar a história do cooperativismo como modelo econômico de sucesso e da Dália é uma forma de celebrar a trajetória de pessoas que construíram uma comunidade unida e colaborativa. Este é o verdadeiro significado de quem somos, e por isso, é fundamental celebrarmos isso no aniversário de Encantado.”