PF apura crimes eleitorais em São Gabriel

Operação False Expectation

PF apura crimes eleitorais em São Gabriel

Policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão em residências e em prédios públicos

PF apura crimes eleitorais em São Gabriel
Foto: PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, 11, a segunda fase da Operação False Expectation, que investiga possíveis crimes eleitorais cometidos durante as eleições municipais de 2024 em São Gabriel, na Fronteira Oeste do RS.

Durante a ação, policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão em residências de investigados e em prédios públicos. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS).

A nova etapa da investigação teve início após a análise de dois celulares apreendidos na primeira fase da operação, deflagrada em 30 de janeiro. Na ocasião, a PF cumpriu buscas na residência e no estabelecimento comercial de um empresário suspeito de distribuir cestas básicas em troca de votos para um candidato.

As investigações revelaram fortes indícios da existência de um grupo organizado para praticar crimes eleitorais, como corrupção, falsidade ideológica eleitoral (caixa dois) e boca de urna, em favor de dois candidatos a cargos municipais.

Além disso, há indícios da participação de um servidor público municipal no esquema. Com base nessas evidências, o TRE-RS autorizou buscas em dois gabinetes municipais para coletar novos elementos que possam contribuir com a investigação.

Acompanhe
nossas
redes sociais