A noite dessa segunda-feira, 10, foi marcada pela abertura oficial do Campeonato Brasileiro e do Torneio Nacional de Patinação Artística, em Venâncio Aires. O evento, ocorre no Ginásio Poliesportivo do Parque Municipal do Chimarrão, reuniu autoridades, representantes do esporte e entusiastas da modalidade, consolidando a cidade como a Capital Nacional da Patinação até a próxima terça-feira, 18 de março. Além disso, a cerimônia de abertura oficial foi marcada pelas apresentações das delegações e atletas que representarão o Brasil em competições internacionais.
Com mais de 600 atletas vindos de sete estados brasileiros, as competições já vinham movimentando a cidade antes mesmo da abertura oficial. A partir desta terça-feira, 11, a programação é voltada ao Torneio Nacional de Patinação Artística, e a partir do dia 16, ao Torneio de Aspirantes, com competições nas categorias figuras obrigatórias, dança compulsória, livre individual, free dance e style dance.
A presidente da Federação Gaúcha de Patinagem, Andréia Leindecker, ressaltou a importância do evento para a cidade e para a patinação artística. “Uma parceria que já tem muitos anos. Venâncio é um município que abraça a patinação artística, e é com esse sentimento de carinho e gratidão que estamos aqui mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, realizando o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, e esse apoio é essencial para o crescimento do esporte e para o incentivo aos nossos atletas”, destacou a presidente.
Em seu discurso, o prefeito Jarbas da Rosa enfatizou o compromisso do município com o fomento ao esporte e à cultura como pilares de transformação social. “Venâncio Aires busca consolidar-se como referência no incentivo ao esporte e à cultura, compreendendo que essas áreas desempenham um papel fundamental na inclusão social, no desenvolvimento humano e na promoção de novas oportunidades para nossa comunidade”, afirmou.
Para assistir às apresentações, o público pode contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível por dia ou optar por um ingresso solidário de R$5. A meta é arrecadar duas toneladas de alimentos, que serão entregues ao Governo do Estado e destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
A programação completa pode ser conferida no site da Confederação Skate Brasil (CSB).