No dia 26 de março, às 19h, a Câmara de Vereadores de Lajeado será palco do lançamento do documentário de curta-metragem “Mulheres Visíveis Kaingang”. A sessão acontecerá no 3º andar da sede legislativa, localizada na Avenida Benjamin Constant, 670, no Centro de Lajeado. Após a exibição, haverá um debate com a equipe do filme, proporcionando ao público uma oportunidade de aprofundar a discussão sobre a produção e a temática abordada.
O projeto é uma realização da Outside Audiovisual, com gestão cultural da Imago Produtora, e foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Edital 274 Audiovisual Lajeado, promovido pela Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
Com roteiro e direção de Monique Mendes, profissional com mais de 10 anos de experiência no audiovisual, este é o primeiro filme que assina tanto no roteiro quanto na direção.
O documentário “Mulheres Visíveis Kaingang” tem como foco principal a história de Maria Antônia Soares, uma das primeiras caciques da região e figura inspiradora para outras mulheres da aldeia Jamâ Ty Tânh, em Estrela. A trajetória de luta, resistência e liderança forte da cacique, serviu como referência para as mulheres da família, que deram continuidade à defesa dos direitos dos povos indígenas e à preservação da cultura Kaingang.
O documentário busca dar visibilidade a essa herança de liderança feminina, mostrando como Maria Antônia e suas descendentes seguem enfrentando desafios e garantindo a continuidade de sua identidade e tradições.
Ficha Técnica:
- Direção e roteiro: Monique Mendes
- Direção assistente e montagem: Taisa Ennes
- Direção de fotografia e finalização: Rafael Duarte
- Direção de produção: Jeferson Brum
- Trilha original: Lucas Brolese
- Captação de áudio e desenho de som: Amiel Scheid