Romaria da Terra homenageia vítimas da enchente no Vale

MOVIMENTO DE FÉ

Romaria da Terra homenageia vítimas da enchente no Vale

Programação religiosa ocorre nesta terça-feira, 4, em Arroio do Meio. Organizadores convidam os participantes a levarem os nomes dos falecidos e desaparecidos da enchente para que sejam incluídos na grande cruz

Romaria da Terra homenageia vítimas da enchente no Vale
Pedra retirada dos deslizamentos em Roca Sales ficará exposta em frente à capela. (FOTOS: MAIRA SCHNEIDER)
Vale do Taquari

Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com Fé, Esperança e Solidariedade”, ocorre, nesta terça-feira, 4, a 47ª edição da Romaria da Terra. Neste ano, o evento será em Arroio do Meio. O município foi escolhido por ser um dos mais atingidos pelas últimas enchentes no Vale do Taquari. A programação inicia às 8h30min e espera mais de 10 mil fiéis.

Entre os destaques do evento, está a grande cruz, confeccionada com pedaços de madeira deixados pelas enchentes, e que guiará a procissão na manhã desta terça. Os organizadores convidam para que os participantes da romaria levem nomes de familiares desaparecidos ou que morreram na tragédia, como um espécie de homenagem.

“Houve um pedido unânime para que a romaria fosse no Vale do Taquari. Estou comprometido com essa caminhada e me integro a ela com muita disposição”, afirma o bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani.

A procissão inicia com uma acolhida no Seminário Sagrado Coração de Jesus. No local, será servido um café da manhã para os romeiros, antes do início da caminhada, às 8h30min.

O percurso, de 2,5 km, seguirá pela Rua Gustavo Wintz, saindo da cidade em direção à margem do rio. Depois, continuará pela Rua Campo Sales, passando pela Comunidade Navegantes, e retornará até a praça coberta, onde ocorrerão as atividades culturais ao longo do dia.

Ao meio-dia, ocorre o momento da partilha dos alimentos e visita às tendas. O encerramento está previsto para às 15h, com a Celebração de Envio. São esperadas caravanas de todos os municípios do estado no evento.

Dom Itacir Brassiani destaca a urgência do tema ambiental e a necessidade de preservação. Ele reforça que a exploração intensiva dos recursos naturais precisa ser revertida. “Ou iniciamos um processo de mudança, ou a humanidade enfrentará grandes problemas. O foco deve estar na Terra não como propriedade, mas como parceira e irmã, da qual fazemos parte e que sustenta nossa vida”, acrescenta.

Programação inicia às 8h30min e espera mais de 10 mil fiéis

Marcos das cheias

As homenagens às vítimas das cheias serão na Capela da Comunidade Navegantes. Um marco provisório também será colocado no local: uma pedra retirada dos deslizamentos que ocorreram em Roca Sales e que será exposta em frente à capela.

Pároco de Arroio do Meio, Padre Afonso Antoni afirma que a romaria costuma ocorrer no interior, para estar ligada à terra. Mas, neste ano, buscou ligar as pessoas aos bairros mais atingidos pela tragédia.

“A romaria quer ser essa grande celebração da solidariedade que se viveu nas enchentes, com a vinda de pessoas e doações. Quer ser esse grande momento de partilha.”

O pároco destaca as mudanças climáticas vividas no estado e reforça a importância do cuidado da terra e do meio ambiente. “Devemos encontrar caminhos para cuidar da natureza e viver de forma prática”, afirma.

A expectativa da organização para o evento é boa. O padre acredita que haja uma comoção por parte da comunidade pela romaria valorizar o Vale do Taquari.

Sobre o evento

O tradicional evento da Igreja Católica é itinerante e ocorre anualmente em uma arquidiocese diferente. Neste ano, Arroio do Meio foi escolhido pela conexão com o tema deste ano, que aborda a reconstrução e o cuidado com o meio ambiente após a catástrofe climática.

Desde 1978, a romaria tem como foco a defesa do meio ambiente e a luta contra a injustiça social. Naquele ano, também foram celebrados os 222 anos da morte do guerreiro indígena e líder guarani Sepé Tiaraju, assassinado por invasores espanhóis e portugueses na região onde hoje fica São Gabriel.

Serviço

47ª Romaria da Terra
Data: 4 de março
Horário: 8h30min
Local: saída no Seminário Sagrado Coração de Jesus.

Acompanhe
nossas
redes sociais