O moinho que hoje abriga o Museu do Pão, em Ilópolis, seria restaurado. Um termo de compromisso era assinado pelo então secretário estadual de Cultura, Roque Jacoby. O prédio histórico, construído em 1917, preserva ainda hoje os traços arquitetônicos da imigração italiana e a ideia, na época, era restaurar o espaço e sediar cursos de formação de artesãos para trabalhos em madeira.
O projeto foi em frente. Chamado também de Moinho Colognese, o espaço foi de fato reformado e, hoje, é composto pelo Museu do Pão, que oferece oficina de panificação e ainda visita pelo antigo moinho de farinha. No espaço, é contada a história do pão e tem à mostra objetos que mostram o processo de produção do alimento, com equipamentos inclusive usados pelos imigrantes do Vale do Taquari.
Rotary Club Internacional completava 100 anos
A organização internacional do Rotary Club comemorava seu centenário em 2005. Em Lajeado, três clubes celebravam a data: Rotary Club de Lajeado, Rotary Club Lajeado Engenho e Rotary Club de Lajeado Integração.
Desde a fundação da entidade, em 1905, em Chicago, o Rotary Club tem a tradição de plantar uma árvore em ocasiões especiais. Em 2005, o plantio ocorreu no Parque Professor Theobaldo Dick, em Lajeado.
Entre a programação dos 100 anos, também foi inaugurado o marco alusivo ao centenário da entidade, no acesso ao bairro Alto do Parque, às margens da BR-386. O monumento continua no mesmo lugar ainda hoje.
O centenário também reuniu os três clubes da cidade em um jantar no antigo Weiand Turis Hotel. Na noite, foram entregues reconhecimentos a ex-governadores e presidentes dos clubes. Adolfo Alfredo Schäffer e Pedro Elito Horst foram homenageados como ex-governadores do Distrito 4700. Os primeiros presidentes dos Rotarys Club de Lajeado também receberam reconhecimentos: Erny Stahlschmidt, Ito Lanius e a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso.
Há 50 anos…
Banco do Brasil teria o primeiro Telex da região
A agência do Banco do Brasil de Lajeado receberia novos equipamentos para o setor de telecomunicações do banco. O equipamento em questão era o Telex, que era conectado à rede de telefonia. Os terminais de Telex funcionavam como máquinas de escrever ligadas a uma rede telefônica, onde o operador usava um código para transmitir as mensagens.
A agência de Lajeado teria uma rede privativa conectada a Porto Alegre. Seria o primeiro Telex da região e representaria maior agilidade nos processos banco, já que favorecia uma conexão direta com a capital e, de lá, com todo o país. Um contrato para assegurar as linhas telefônicas foi firmado com a Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT).
Sábado é
- Dia Mundial de Zero Discriminação
- Dia das Crianças Doentes
Santo do dia 1º: Santo Albino
Santo do dia 2: São Simplício